Governo vetará projeto que limita circulação de cães em parques

22/04/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:56am

 

Publicado no Destak em 22/04/2014

 

Aprovado na semana passada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, o projeto de lei que restringe a presença de cachorros em parques públicos será vetado pelo governador Agnelo Queiroz. O anúncio de que a proposta não terá o aval do Executivo foi feito ontem pelo próprio governador.

O texto aprovado pelos distritais estabelece que cachorros de qualquer porte que forem levados aos parques devem ser conduzidos somente por maiores de 18 anos, usar coleiras e focinheiras e ficar em locais isolados e cercados. O projeto prevê, ainda, uma multa de R$ 100 para o dono do animal caso alguma das regras seja descumprida.

A autora do projeto, ex-deputada Luzia de Paula (PEN), sai em defesa da proposta, que se tornou alvo de críticas dos amantes dos animais nos últimos dias. "O projeto passou três anos esperando votação e merece ser analisado com cautela. A intenção era melhorar o texto por meio de emendas e definir quais raças deveriam usar focinheira. A presença dos cães não deve impedir a utilização dos parques pelas pessoas", argumenta.

Hospital
Previsto para ser entregue em julho deste ano, o primeiro hospital Veterinário público do DF será concluído somente em dezembro. As obras estavam previstas para começar em fevereiro, mas só iniciaram em abril. Apenas um dos seis módulos da unidade será entregue em julho. "Por conta do atraso no repasse dos recursos, devemos começar a operar a primeira etapa do hospital em agosto", explica o subsecretário de Saúde Ambiental do DF, Luiz Maranhão.