Frigoríficos investem pouco na China

22/01/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:00am

Quarto maior importador de carne de frango brasileira, com US$ 525,9 milhões no ano passado, a China é uma das prioridades dos frigoríficos nacionais, mas produzir no país asiático não é uma estratégia unânime. Enquanto Tyson Foods e Cargill investem na produção local, entre as brasileiras somente a Marfrig tem produção e processamento na China. BRF e JBS ainda não têm plantas no país.
A Marfrig assumiu uma operação com mais de 20 anos na China quando comprou a Keystone, em 2010. Com faturamento de US$ 450 milhões por ano no país, a companhia pretende dobrar a produção de frango em território chinês até 2020, disse ao Valor o CEO da Marfrig, Sergio Rial.

A tendência é que a Marfrig – que não atua mais no segmento de frango no Brasil – não seja a única brasileira a produzir na China. Esse é um movimento que provavelmente as empresas brasileiras vão fazer , disse o diretor da União Brasileira de Avicultura, Ricardo Santin. De acordo com ele, produzir no país asiático é fundamental para garantir mercado.