Frigorífico
26/06/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am
A proposta de criação de um frigorífico para o abate de frangos na região de Vilhena foi apresentada na quinta-feira (21) ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Edson Vicente
Durante visita de uma comitiva formada pelo prefeito José Rover, secretários municipais e cooperativistas.
O frigorífico seria construído através de financiamento dos bancos federais e gerenciado pela Coopervil (Cooperativa Mista Agroindustrial de Vilhena). O governo do Estado poderá oferecer incentivos fiscais para que o projeto seja viabilizado.
O projeto prevê o estímulo à criação de granjas e ao desenvolvimento da agricultura familiar, que é um dos principais objetivos do governador Confúcio Moura. "O projeto é muito interessante, pois prevê a criação de centenas de empregos diretos no frigorífico e de milhares de empregos indiretos em toda a cadeia produtiva", afirma o secretário Edson Vicente.
"O governador Confúcio Moura está empenhado na criação de empregos e na geração de renda para as famílias de pequenos e médios agricultores, mantendo essas pessoas no campo e evitando o êxodo rural, por isso o governo do Estado irá apoiar essa e outras iniciativas que tenham esse objetivo", diz o secretário da Sedes.
Para o presidente da cooperativa, Evandro Padovani, existe um grande mercado consumidor em potencial, tanto interno quanto externo. "Nosso projeto tem por objetivo criar uma planta industrial com capacidade para abastecer o mercado interno e ainda garantir a exportação para outros mercados, como o Oriente Médio", explica Padovani, que acredita que o projeto possa ser executado num prazo de dois anos.
Ele relaciona diversos fatores que contribuem para que o empreendimento seja realizado em Rondônia. "Temos um conceito excelente no exterior, em relação à sanidade animal. Além disso, nossa produção de grãos na região do Cone Sul, como por exemplo em Chupinguaia, é mais do que suficiente para abastecer as futuras granjas", conclui Padovani.