Formandos em Medicina Veterinária da Unigran-Dourados recebem cédula profissional digital do CFMV
03/02/2023 – Atualizado em 03/02/2023 – 4:04pm
Os médicos-veterinários graduados pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran-Dourados), no Mato Grosso do Sul (MS), foram os primeiros a receber a nova versão digital da cédula de identidade profissional expedida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), durante a cerimônia de colação de grau, no dia 25 de janeiro.
De forma rápida e prática, os recém-formados saíram da cerimônia com o documento emitido eletronicamente pelo aplicativo do CFMV. O médico-veterinário Thiago Fraga, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unigran-Dourados, entregou a cédula aos novos profissionais.
“Foi um momento muito especial em que pudemos conceder essa alegria aos novos colegas, além de criarmos orgulho e valorizar a nossa profissão”, destaca o presidente do CRMV-MS, Thiago Fraga.
Iniciativa do CFMV, a cédula de identidade profissional, em formato digital, é emitida com celeridade e fica disponível ao médico-veterinário e zootecnista em questão de minutos. Antes, o processo de registro e emissão poderia levar de três a quatro meses, impossibilitando o recém-formado de atuar imediatamente na profissão. A versão digital da cédula de identidade profissional tem validade em todo o território nacional, conforme previsto na Resolução CFMV nº 1475/2022.
“É um ato muito importante, pois como é uma fase de transição da faculdade para o mercado de trabalho, me senti mais confiante. O fato de não precisar ficar esperando para pegar a cédula ajuda muito também! É uma emoção sem igual”, declarou a graduanda Gessica Fernandes Mendes, uma das agraciadas com a entrega durante a cerimônia.
O presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, defende que a Medicina Veterinária e a Zootecnia devem acompanhar a modernidade. “Hoje, pela praticidade e agilidade, a maioria dos documentos são digitais e estão na palma da mão. Com a nossa cédula profissional não poderia ser diferente. ”
Recadastramento profissional
Desde o dia 2 de janeiro, está no ar a Campanha de Recadastramento Profissional, do Sistema CFMV/CRMVs, por meio das Resoluções CFMV nº 1503/2022 e nº 1475/2022. Até o momento, mais de 7 mil médicos-veterinários e zootecnistas já se recadastraram para receber as novas versões da cédula profissional, além da digital, em breve serão distribuídos os documentos em novo formato físico, um cartão em policarbonato.
O recadastramento é gratuito para os profissionais que já são registrados. O conselho federal elaborou um “Perguntas e Respostas” com as principais dúvidas. O documento pode ser lido na íntegra aqui, e está disponível também um vídeo com o passo a passo do recadastramento.
Departamento de Comunicação do CFMV, em parceria com a Ascom do CRMV-MS