Evento apresenta diversidade de atuação para profissionais nas áreas ambientais

08/11/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:00am

Temas práticos, com informações atualizadas, foram apresentados no I Fórum de Meio Ambiente da Região Sudeste do Sistema CFMV/CRMVs. O evento, realizado nos dias 5 e 6 de novembro, na sede do Conselho Regional de São Paulo, na capital paulista, foi acompanhado por uma plateia especializada nessa área emergente de Medicina Veterinária e Zootecnia. A organização foi do CFMV por meio de sua Comissão Nacional de Meio Ambiente.

“Os Médicos Veterinários e Zootecnistas são fundamentais para a difusão e aplicação das práticas em benefício do meio ambiente e de sua preservação para as gerações futuras. É um campo de atuação que precisa ser ocupado pelos profissionais”, lembrou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda na abertura do evento e salientou a importância que o tema tem para o CFMV.

Dentre as palestras, foi apresentada a definição e exemplos de “empregos verdes”, além da integração entre floresta, pecuária e agricultura e a realidade dos créditos de carbono na suinocultura. O modelo dos biodigestores nas granjas de suínos foi citado por diversos palestrantes como exemplo de bom resultado para as práticas ambientais e que envolvem diretamente a orientação e ação de Médicos Veterinários e Zootecnistas.

Com diferentes enfoques, os participantes foram apresentados à diversidade de legislações que tratam o tema. Desde as ações do responsável técnico; detalhamento da lei ambiental e características específicas das legislações sobre resíduos em clínicas e abatedouros. Outro ponto que chamou a atenção foram exemplos de atuação na gestão de unidades de preservação no Espirito Santo.

Para a Presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente, Claudia Scholten, o evento cumpriu seu papel de discutir de forma mais aprofundada temas novos que são de interesse dos que atuam na área ambiental. Em sua apresentação ela evidenciou a importância das ações em conjunto com outras profissões, pois os Médicos Veterinários e Zootecnistas têm muito a contribuir. Para o próximo ano, o Fórum de Meio Ambiente deve seguir para outras regiões do País. Detalhes das apresentações estão no Twitter do CFMV.

Assessoria de Comunicação CFMV