Entidade única

29/04/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:27am

A União Brasileira de Avicultura (UBA) e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF) aprovaram hoje, em assembléias, a união das duas entidades na União Brasileira de Avicultura – UBABEF, criando a maior entidade da avicultura brasileira. A diretoria, eleita por unanimidade, tem Francisco Turra como Presidente Executivo e três Diretores de Núcleos: Ariel Antônio Mendes (Produção e Técnico Científico), Ricardo Santin (Mercados) e José Perboyre (Administrativo e Financeiro).

Segundo dados divulgados hoje na constituição da UBABEF, em 2009 a avicultura movimentou o equivalente a R$ 32,367 bilhões, incluindo os valores referentes à produção e exportação de carne, de ovos e os relativos ao consumo de insumos como milho e farelo de soja.

Estrutura
A estrutura da UBABEF incluirá 12 Câmaras Setoriais: Mercado Interno, Mercado Externo, Produção, Sanidade e Saúde Pública, Ovos, Casas Genéticas, Pintos e Ovos Férteis, Insumos Biológicos, Rações, Equipamentos Avícolas, Assuntos Legislativos e Tributários, Entidades Estaduais e Sustentabilidade

A nova entidade contará com um Conselho Consultivo, formado por representantes de entidades estaduais, de entidades setoriais, de agroindústrias e da sociedade, e com um Conselho Deliberativo, também de ampla representatividade entre os segmentos da avicultura.

Representatividade
A UBA foi criada em 1963, com objetivo de representar a avicultura brasileira no Governo Federal, no Congresso Nacional e no Poder Judiciário. E a ABEF foi constituída em 1976, com a proposta de dinamizar as exportações brasileiras de carne de frango. O objetivo comum de buscar o desenvolvimento da avicultura nacional levou o País à condição de maior exportador e terceiro maior produtor mundial.

A nova entidade criada a partir da união tem, entre seus associados, a Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte (APINCO), a Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícola (FACTA) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos (ANFEAS).

E também todas as associações estaduais, as granjas de multiplicação genética, as empresas produtoras de frango de corte e ovos, os frigoríficos, os produtores de perus, os fornecedores de insumos e as prestadoras de serviços.

Objetivos
Segundo o Presidente Executivo da UBABEF, Francisco Turra, a partir de agora as ações referentes aos mercados interno e externo estarão concentradas em uma única entidade.

“Explorando nossas sinergias vamos aprimorar as medidas de estímulo à expansão da produção avícola, com qualidade e sanidade, e de ampliação da presença da carne de frango brasileira no comércio internacional”, destacou Turra.

Outro foco das ações da UBABEF será o desfazer mitos que ainda persistem sobre a produção avícola, como a acusação do uso de hormônios na criação de frangos.

“Vamos trabalhar para desfazer este mito. E provar que a carne de frango brasileira é a proteína animal mais saudável e sustentável do mundo”, afirmou Turra.