Em reunião com a Câmara de Educação Superior, CFMV reforça proposta para alterar as Diretrizes Curriculares Nacionais da Medicina Veterinária
23/03/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:45am
Por Lisiane Cardoso
A Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV) se reuniu nesta quarta-feira (22/03) com o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi.
Durante o encontro, os integrantes da CNEMV/CFMV reforçaram a necessidade de alteração nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Medicina Veterinária já que o documento em vigor atualmente é de 2003.
Presidente da Câmara Nacional de Educação Superior, Luiz Roberto Liza Curi; João Carlos Pereira (CNEMV/CFMV); Felipe Wouk (presidente da CNEMV/CFMV); e Marcelo Diniz (CNEMV/CFMV).
O CFMV continuará acompanhando a tramitação da proposta de forma a garantir que ela seja analisada ainda este ano.
“O presidente da Câmara sinalizou de forma positiva para que a proposta tenha celeridade, respeitando o processo de tramitação que exige consulta pública. A expectativa é que tenhamos uma definição no segundo semestre”, afirma o presidente da CNEMV/CFMV, Felipe Wouk.
Presidente da Câmara Nacional de Educação Superior, Luiz Roberto Liza Curi; Felipe Wouk (presidente da CNEMV/CFMV); Marcelo Diniz (CNEMV/CFMV) e Rafael Mondadori (CNEMV/CFMV).
Sobre a proposta
O documento com as sugestões do Conselho Federal de Medicina Veterinária foi entregue no dia 22 de fevereiro ao Conselho Nacional de Educação. Na ocasião, o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda demonstrou preocupação com a qualidade da formação dos médicos veterinários e ressaltou a necessidade de atualização das DCNs em virtude das novas exigências do mundo atual.
“Nos últimos anos fizemos um amplo debate e entendemos que estava chegando o momento de reformular as Diretrizes Curriculares e construir uma proposta que atenda aos novos paradigmas”, afirmou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.
O documento entregue ao Conselho Nacional de Educação foi elaborado pelo CFMV com a contribuição dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs), de Instituições de Ensino Superior (IES) e foi aprovado pela Plenária do CFMV.
A proposta apresentada pelo CFMV pretende alterar a Resolução nº 1/2013 do CNE que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina Veterinária (DCNs).
Com as mudanças, o CFMV contribui para melhorar a formação dos estudantes de Medicina Veterinária, preparando-os para o mercado de trabalho. Os médicos veterinários atuantes terão também um norteador para sua formação continuada; e sociedade será a mais beneficiada, pois encontrará serviços com profissionais mais capacitados e afinados com as necessidades atuais.
Assessoria de Comunicação CFMV