Do campo à mesa do consumidor: a preocupação do médico veterinário com a Saúde Única

16/09/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

Nos supermercados encontramos uma variedade de produtos de origem animal consumidos diariamente pela população: carnes, leites, ovos, peixes, mel, queijos. É imprescindível que esses alimentos cheguem à mesa das famílias com qualidade e inocuidade. A segurança de poder consumir produtos com qualidade sanitária, sem riscos à saúde, é dada pelo médico veterinário.

O processo tem início no campo com a nutrição, sanidade do rebanho, produtividade e preocupação com a sustentabilidade ambiental. A atuação dos profissionais passa também pelos matadouros, frigoríficos, laticínios e supermercados.

Nesses locais, o médico veterinário está preparado para garantir a higiene das instalações, equipamentos e pessoal, qualidade da água, aparência do produto final, padronização e aumento da vida dos produtos nas prateleiras, por exemplo.

Nos supermercados, o profissional de Medicina Veterinária é responsável, principalmente pela qualidade dos alimentos vendidos, garantindo que estejam próprios para consumo. Uma matéria-prima mal processada ou manipulada de forma errada pode veicular doenças, zoonose ou até mesmo implicar em fraudes.

Nos aeroportos, portos e fronteiras os produtos de origem animal importados pelo Brasil são fiscalizados por médicos veterinários com o objetivo de impedir o ingresso de doenças que podem comprometer a Saúde Única.  

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) estima que 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais, domésticos ou selvagens. O médico veterinário atua na garantia das saúdes humana, animal e ambiental, conceito chamado de Saúde Única.

O médico veterinário na Saúde Única

Uma iniciativa de Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais.

A Medicina Veterinária mostra a importância do seu trabalho para a Saúde Única por meio dos serviços prestados à sociedade, no cuidado com a saúde e bem-estar de animais, preservação da saúde pública e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta.

O profissional médico veterinário tem conhecimentos que o capacitam a planejar e executar medidas de prevenção e controle de enfermidades, ajudando a manter os níveis de saúde da população elevados.

Além disso, sua formação básica em ciências biomédicas, com conhecimentos nas áreas de epidemiologia e saneamento ambiental, o torna apto a desenvolver atividades que antes eram comuns apenas a outros profissionais das equipes de saúde coletiva. A participação dos médicos veterinários nas ações e programas de saúde é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) defende um esforço de educação, pesquisa e comunicação entre as diferentes áreas envolvidas na Saúde Única com o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na saúde pública e de informar as pessoas sobre a importância de se preocupar com a Saúde Única. 

Campanha do Dia do Médico Veterinário mostra à sociedade a importância do profissional nesse cenário emergente

Pensando na atuação indispensável do médico veterinário na saúde humana, animal e ambiental, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) adotou a Saúde Única como mote de sua campanha do Dia do Médico Veterinário de 2015, comemorado em 9 de setembro, para lembrar a importância da aplicação do conceito no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do médico veterinário.

A campanha mostra que a atuação do médico veterinário está presente em diversos detalhes do cotidiano das pessoas e que suas ações podem fazer a diferença na saúde global.

Assessoria de Comunicação do CFMV