Discussão de temas da agenda ambiental do país é acompanhada de perto pelo CFMV

29/03/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

A Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNMA/CFMV) acompanhou discussões sobre a agenda ambiental do país durante reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no dia 16 de março, em Brasília (DF).

A iniciativa faz parte de uma ação proativa do Conselho Federal de estar presente em ambientes onde são discutidos temas de interesse da Medicina Veterinária e Zootecnia. 

“A participação da CNMA/CFMV nestas reuniões propicia o conhecimento sobre assuntos relevantes tratados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a possibilidade de colaboração nas câmaras técnicas e a convivência e trocas de ideias com entidades relevantes na área, o que demonstra o comprometimento do CFMV com o meio ambiente”, afirmou a presidente da CNMA, Maria Izabel de Medeiros.  

Temas em discussão

Um dos pontos de destaque da reunião do Conama foi a criação de um Grupo de Trabalho do Ibama para trabalhar na recuperação do Rio Doce, em Minas Gerais. O rompimento da Barragem do Fundão, na cidade de Mariana, em 2015, causou uma série de prejuízos ambientais. Médicos veterinários atuaram de maneira voluntária para ajudar a cuidar dos animais resgatados na tragédia.

O GT do Ibama propõe a instauração de dois Centros de Triagem da Fauna, com 20 programas socioeconômicos, entre eles o Programa de Assistência aos Animais, Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias e Programa de Retomada das Atividades Aquícolas e Pesqueiras.

O Acordo de Paris, principal resultado da COP 21, também foi divulgado pela Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA. Incluem objetivos como a manutenção de aumento de temperatura limitado a 1.5º C, mitigação de perdas e danos ambientais e apoio aos países em desenvolvimento.

A divulgação da COP 13 da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB), que será realizada em dezembro, no México, também foi destacada pela CNMA/CFMV.  

“O CDB é o instrumento global mais importante em matéria da conservação da biodiversidade e utilização sustentável de seus componentes além da distribuição justa e equitativa dos benefícios obtidos pelo uso dos recursos genéticos”, afirmou Izabel de Medeiros.

Sobre o Conama

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), criado pela Política Nacional do Meio Ambiente. O colegiado é formado por representantes de cinco setores: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil.

Saiba mais: http://portal.cfmv.gov.br/noticia/index/id/4440/secao/6

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do MMA