Dia Nacional da Saúde e da Nutrição – 31 de março
31/03/2023 – Atualizado em 31/03/2023 – 8:33am
Uma alimentação completa e balanceada é essencial para a saúde e o bem-estar de cães e gatos. As dietas adequadas para cada fase da vida fornecem os nutrientes necessários para a reprodução, o crescimento e para uma vida adulta longa, saudável e ativa. Essas também previnem os distúrbios relacionados à alimentação que podem ocorrer devido a deficiências ou excessos nutricionais. Essa afirmação é do Colégio Brasileiro De Nutrição Animal (CBNA), que foi habilitado ano passado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para conceder o título de especialista em nutrição de cães e gatos a médicos-veterinários ou zootecnistas e especialista em nutrição e nutrologia de cães e gatos a médicos-veterinários.
O médico-veterinário e zootecnista são responsáveis por avaliar as necessidades nutricionais de cada animal e prescrever uma dieta adequada, levando em consideração a idade, a raça, o estado de saúde, o peso, a fisiologia e o nível de atividade física do animal. Além disso, eles podem orientar os responsáveis sobre a quantidade adequada de alimentos, a frequência das refeições e os alimentos que devem ser evitados.
Enquanto a Nutrição estuda os ingredientes e componentes de alimentos que farão parte de uma determinada dieta, a Nutrologia vem com o foco na saúde, sua manutenção ou restabelecimento, assim como na Medicina Humana.
Neste 31 de março, em que é comemorado nacionalmente o Dia da Saúde e da Nutrição, o CFMV reforça a importância dessas especialidades que valorizam o profissional com conhecimento técnico específico na área e capaz de prestar um serviço diferenciado, com segurança, à sociedade. “São médicos-veterinários e zootecnistas especializados com formação teórica e prática chancelados por instituições devidamente habilitadas no Conselho”.
Habilitação
Para ser considerado especialista, o médico-veterinário ou zootecnista deverá passar pelo processo seletivo do Colégio Brasileiro De Nutrição Animal (CBNA) e, depois de aprovado, solicitar o registro de especialista ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no qual está inscrito.