Dia Mundial do Trabalho
Hoje, 1º de maio, o CFMV parabeniza todos os trabalhadores, homens e mulheres de todas as profissões, em especial, os médicos-veterinários e zootecnistas, que desempenham um papel fundamental na economia do país, contribuindo para a geração de empregos e renda, e para a saúde animal, humana e ambiental.
A dedicação e o compromisso que os médicos-veterinários e zootecnistas têm com o trabalho diário deve ser lembrado e exaltado e merece celebração. Sem dúvida, eles enfrentam desafios e dificuldades em rotina profissional, mas não desistem e seguem em frente com determinação e profissionalismo.
Que este dia seja repleto de reconhecimento e valorização a vocês, médicos-veterinários e zootecnistas! Continuem a exercer suas atividades com maestria e comprometimento, garantindo um futuro mais justo e saudável para todos.
História do Dia Mundial do Trabalho
A história do Dia Mundial do Trabalho teve início em Chicago, nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886, quando muitos trabalhadores foram às ruas para protestar contra a jornada exaustiva diária, que podia chegar a 17 horas de trabalho. Homens e mulheres lutavam por uma carga horária de 8 horas e melhores condições laborais. No mesmo dia, todos os trabalhadores americanos realizaram uma greve geral no país. As manifestações ficaram conhecidas como a Revolta de Haymarket.
As primeiras manifestações trabalhistas no Brasil ocorreram em 1891, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com o passar dos anos, as pessoas passaram a se reunir por todo o país, no dia 1º de maio, realizando discursos, apresentações musicais, passeatas e outras atividades.