Dia da Defesa da Fauna
22/09/2021 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:01pm
Na data em que é celebrado o Dia da Defesa da Fauna, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) parabeniza todos os profissionais que atuam para promover a saúde e o bem-estar dos animais e reforça a importância de conter queimadas, desmatamentos, atropelamentos, tráfico de animais e outros fatores que afetam a sobrevivência da fauna brasileira e o desenvolvimento sustentável do planeta.
Vale lembrar a importância da saúde única, em que a saúde de animais, homens e do meio ambiente estão diretamente conectadas.
“A conservação da fauna passa pela formação e aprimoramento dos médicos-veterinários e zootecnistas. Os profissionais envolvidos nos mais diversos postos e que trabalham com a fauna silvestre sabem o quanto é importante avançar nesse tema e discuti-lo técnica e profissionalmente”, assinala Francisco Edson Gomes, presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV.
O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e uma das mais ricas faunas, mas o desmatamento, a caça, a ocupação humana desenfreada, as queimadas, a poluição e o tráfico de animais silvestres são as principais ameaças aos animais. Para lembrar da data, o CFMV apresenta algumas espécies da fauna em extinção no Brasil.
Como denunciar o tráfico de animais?
No Brasil, o controle e a fiscalização de animais silvestres é feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e pela Polícia Militar Ambiental de cada estado. Ao identificar uma situação irregular relacionada a animais silvestres, é possível fazer a denúncia – que pode ser anônima ou não – das seguintes maneiras:
Em caso de suspeita de tráfico de animais, entre em contato com a Linha Verde do Ibama (0800 61 8080), passe as informações e solicite auxílio sobre as atitudes que podem ser tomadas. É possível também enviar um e-mail para: linhaverde.sede@ibama.gov.br.
Caso a situação envolva compra e venda ou até transporte ilegal de animais silvestres brasileiros, denuncie à Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres (tel.: 61 3550-7227) ou envie um e-mail para: renctas@renctas.org.br. O site da Renctas é o www.renctas.org.br.
III Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal – Amazonvet
De 27 a 29 de outubro, será realizado de forma on-line e gratuita o III Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal- Amazonvet, considerado o maior evento técnico-científico da Amazônia Legal, na área da Medicina Veterinária.
Com o tema central A Medicina Veterinária no Contexto da Pandemia da Covid-19, o evento terá programação científica, palestras, mesas-redondas e participação de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
O evento também congrega o II Congresso Nacional de Animais Selvagens, o II Simpósio de Leishmaniose e o IV Seminário de Discussões Técnicas da Medicina Veterinária.
Assessoria de Comunicação do CFMV