Denúncia

24/05/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

Órgão de defesa animal recebe até 12 ligações por dia de moradores de prédios
ITAJAÍ – O crescimento vertical de Itajaí é facilmente percebido. Até mesmo nos bairros conhecidos pelas antigas casas construídas em grandes terrenos, como o São João, os edifícios começam a aparecer. O sinal da modernização das moradias não faz crescer somente os números da construção civil. A quantidade de denúncias de maus-tratos contra animais também aumentou. Do alto dos prédios, a comunidade começou a enxergar irregularidades, até então escondidas.

– Muitas pessoas se preocupam só com os animais abandonados, mas existem problemas dentro das casas também. Por trás dos muros, há muita maldade contra os animais. A partir do momento que as torres começaram a ser levantadas entre as casas, as denúncias se tornaram frequentes – conta o diretor da defesa animal da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Roberto Pereira.

Desde o início deste ano, a Famai recebe entre oito e 12 ligações de denunciantes por dia. Pereira esclarece que não existe uma região específica com maior quantidade de casos. Os maus-tratos ocorrem em todos os bairros da cidade, a maioria envolvendo cães. Mas também há registro de agressão contra gatos e cavalos.

– Geralmente são animais que ficam muito tempo presos, sem comida, sem água e ao relento. Há casos também de coleiras muito apertadas e espaços pequenos demais para a locomoção.

Todas as denúncias são checadas pela Famai. Segundo o diretor, alguns casos são resolvidos com orientação aos donos dos animais. Em outros, notificações para esclarecimentos são emitidas. Nos flagrantes mais graves, a Polícia Militar é chamada para dar apoio e o animal vítima de maus-tratos é recolhido.

Itajaí conta com um canil municipal para atender os casos de recolhimento. Atualmente, são 300 animais no local. Destes, 248 são cães, 50 gatos e dois cavalos. Lá, os animais são cuidados por veterinários. Depois de saudáveis, vacinados e castrados, os cães e gatos ficam à disposição para adoção da comunidade. O canil fica na Rua Manoel Bernardes, no Bairro Itaipava. Pela Rodovia Antônio Heill, o acesso é pela rua ao lado da Casa para Idosos Quatro Estações.