dengue

03/02/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:24am

País tem 11 mortes e 10 mil casos, diz Oscar Ugarte, ministro da Saúde.
Autoridade afirma que fluxo migratório do Rio Amazonas gerou contágios.

O governo do Peru declarou "alerta vermelho" no departamento amazônico de Loreto (nordeste) para enfrentar um "surto intenso" de dengue, que entrou no país pelo Brasil e que até o momento provocou 11 mortes e mais de 10.000 casos, anunciou o ministro da Saúde, Oscar Ugarte.

A doença, uma nova variedade denominada sorotipo 2 asiático-americano, apareceu em Loreto, na fronteira com o Brasil, pelo fluxo migratório do rio Amazonas procedente da cidade de Manaus, segundo o ministro.

"O volume de infectados em Loreto, comparado com outros focos, é muito intenso, 10.000 casos é uma quantidade muito grande para poucas semanas", disse Ugarte.

Das 11 mortes, sete foram crianças. De acordo com o ministro, outros 14 dos 24 departamentos do Peru, da costa, dos Andes e da região amazônica, foram declarados em "alerta amarelo".

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O tipo asiático-americano é uma variação que, sem a necessidade de provocar febre e dores de cabeça – características da dengue hemorrágica – pode provocar a morte.