CRMV-RS

05/12/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:10am

Começou nesta segunda-feira (03/12) o projeto "Verão com Médico Veterinário tem mais saúde" do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS), que tem por objetivo fiscalizar os estabelecimentos comerciais do litoral norte e sul gaúcho que estejam relacionados ao segmento da Medicina Veterinária.
O foco principal da fiscalização serão os locais que comercializam e industrializam produtos de origem animal (laticínios e frigoríficos), empresas com prestação de serviços veterinários (clínicas e consultórios) e locais que comercializam produtos de uso Veterinário (casas agropecuárias e pet shops).

Ao contrário dos anos anteriores, em 2012 a iniciativa "Verão com Médico Veterinário tem mais saúde" iniciará mais cedo, permanecendo por mais tempo nas praias gaúchas. Para o presidente do CRMV-RS Rodrigo Lorenzoni, neste ano, o projeto tem caráter preventivo. "Caso sejam constatadas irregularidades, os proprietários podem providenciar a regularização junto ao Conselho com mais brevidade e seguir atuando ao longo do veraneio", explica.
Uma das preocupações do CRMV-RS, durante o período de férias, é com a abertura indiscriminada e a falta de regularidade dos estabelecimentos. A ausência de Médico Veterinário Responsável Técnico (RT) nesses locais também preocupa a autarquia.

Os fiscais do CRMV-RS irão percorrer as cidades do litoral gaúcho de Arambaré, Barra do Ribeiro, Tapes, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Torres, Tramandaí, Xangri-Lá, São Lourenço do Sul, Laranjal e Cassino.
Com término previsto para o final do mês de fevereiro de 2013, projeto "Verão com Médico Veterinário tem mais saúde" pretende garantir a sanidade e o bem-estar dos animais e da sociedade durante todo o verão.

Na última fiscalização no litoral, foram vistoriados 320 estabelecimentos entre agropecuárias, pet shops, banho e tosa, consultórios, clínicas veterinárias, matadouros, indústrias de produtos cárneos e laticínios, distribuídos em 15 municípios da região.
Foram emitidas 83 autuações e, em 47 locais, não foi constatada a presença do médico-Veterinário responsável técnico com registro no CRMV-RS. Além dessas atividades, a autarquia também irá acompanhar as ações de fiscalização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).