CRMV-RJ

19/07/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:00am

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) multou na quarta-feira (17), em R$ 6 mil, a administração da Fazenda Modelo, em Guaratiba, onde funciona o Centro de Proteção Animal da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda). Em vistoria, fiscais constataram que o lugar não tem um certificado de regularidade da atividade de centro de atendimento Veterinário. Além disso, o estabelecimento não tem um Veterinário como responsável técnico, como exigido pela legislação. A fiscalização foi decidida após o conselho saber das denúncias de falta de higiene e péssima infraestrutura da Fazenda Modelo, publicadas pelo GLOBO na terça-feira. Além da multa, o centro terá 30 dias para regularizar a sua situação.

– É a segunda multa aplicada no local somente este ano pelos mesmo motivos. Todo estabelecimento precisa cumprir as normas – disse o presidente do conselho, Cícero Pitombo.

Ele explicou que, por ser um órgão da prefeitura, o centro Veterinário só está isento de pagamento de taxas ao conselho.

– Mas precisa ter o registro como qualquer outro centro Veterinário ou abrigo – disse.

Procurada pelo GLOBO, a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais informou, por e-mail, que a visita do conselho à Fazenda Modelo foi decorrente de registros administrativos da Sepda junto ao CRMV, nada tendo a ver com maus-tratos ou qualquer outro assunto zoo-sanitário .