CRMV-GO oferece seminário para médicos veterinários e zootecnistas que desejam adquirir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
16/07/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:55am
16 de julho de 2014 – Os médicos veterinários e os zootecnistas que atuam em Goiás somente podem renovar a licença para trabalhar como responsáveis técnicos se, a cada dois anos, participarem de um seminário em um assunto relativo à sua área de atuação. Já os recém-formados que ainda não possuem a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) – ou seja, a licença que os autoriza a atuar como responsáveis técnicos – devem participar do Seminário Básico de Responsabilidade Técnica. Na sexta-feira que vem (25/7), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV-GO) abre as portas de seu auditório para os interessados que desejam adquirir a ART. Para isso, basta se inscrever no evento, por meio do site do Regional.
O exercício de atividades ligadas às áreas da Medicina Veterinária e da Zootecnia em estabelecimentos como frigoríficos, matadouros, indústrias de medicamentos, laboratórios de diagnósticos e pesquisas, etc somente pode ser feito por um médico veterinário ou um zootecnista que tenha a ART. A missão desse profissional é zelar pela segurança, saúde e bem-estar da população; uma de suas atividades, por exemplo, é aprovar e rejeitar serviços e produtos de origem animal destinados aos seres humanos.
Cada um dos 27 CRMV’s do país têm a liberdade de definir critérios próprios para conceder ou renovar a ART. No caso de Goiás, a autarquia instituiu em outubro do ano passado, por meio da Resolução nº 484, a exigência de participação em seminários, dentre outros pré-requisitos.
O presidente do CRMV-GO, Benedito Dias de Oliveira Filho, alerta os profissionais de que a ART só é válida quando homologada no Conselho Regional. “A não homologação da ART na autarquia federal constitui infração ao Código de Ética Profissional, ou seja, a pessoa fica sujeita às penalidades da lei, como a abertura de processo ético”, explica.
Assessoria de Comunicação do CFMV