CRMV faz campanha contra abandono de animais no Paraná

26/02/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:57am

Diretores e funcionários do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná distribuíram milhares de folhetos a moradores e banhistas de Guaratuba, orientando contra o abandono de animais domésticos no litoral. O trabalho foi realizado no fim de semana na Praia Central.
Clínicas veterinárias, pet shops, restaurantes e principais esquinas do balneário, chamando atenção para o alto número de cães abandonados e a "tutela irresponsável" dos animais, que é a falta de cuidados dos tutores, permitindo o acesso livre às ruas, onde os animais acasalam, dão crias e os filhotes são abandonados.

É muito comum também o abandono após as temporadas. A campanha foi desenvolvida em parceria com o Projeto de Extensão do Litoral Paranaense, do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná. Em março, a direção do CRMV-PR pretende discutir com a Prefeitura Municipal de Guaratuba campanha de controle populacional de cães e gatos. O abandono (Art. 164 do Código Penal) e maus-tratos (Art. 32, da Lei Federal nº 9.605/1998) de animais são considerados crimes.