controle

07/02/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:24am

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, (Adab), finalizou ontem (3) as discussões para a validação da Lei de Defesa Sanitária Animal no Estado da Bahia. No último dia de atividades da Oficina de Trabalho, realizada no auditório da EBDA, em Ondina (BA), diretores, técnicos e coordenadores responsáveis pelo Programa de Erradicação de Febre Aftosa, juntamente com fiscais agropecuários estaduais da Adab, validaram a proposta de Lei que seguirá para apreciação na Câmara Legislativa.

O objetivo desta Lei é simplificar as ações já existentes, facilitando a fiscalização dos serviços de sanidade animal e o cumprimento por parte de empresas e criadores, de maneira que esta funcione em sintonia com melhoramentos e adequações ao atual momento do setor pecuário.

Estão integradas nesta única norma a preservação da saúde do animal por meio do controle, erradicação e prevenção de doenças, a fiscalização do trânsito de animais, a modernização dos regulamentos da defesa sanitária, a manutenção e a evolução do status sanitário, entre outras ações.

"O que fizemos foi um passo extremamente importante para a Bahia no que se trata de sanidade animal" afirma o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, que aguarda o deferimento político ainda este semestre.

A Adab atua como serviço agropecuário oficial do Estado, desde o planejamento de atividades de vigilância e defesa sanitária animal até a execução dos programas sanitários nacionais, como o de combate à febre aftosa, tuberculose e brucelose entre outras enfermidades. As informações partem da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia.