Contaminação por sangue
26/03/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:27am
As águas de um trecho do Rio Capibaribe, em Pernambuco, estão manchadas de sangue. A poluição está sendo causada por um matadouro instalado perto da margem.
O Rio Capibaribe é um dos mais importantes do Estado.
Tem 270 quilômetros de percurso. Atravessa 42 municípios pernambucanos. Em um deles, em Santa Cruz do Capibaribe, a 194 quilômetros do Recife, a água do rio mudou de cor. O vermelho é sangue. Um matadouro público foi a fonte da poluição. Há também restos de animais no local.
O trecho do Rio Capibaribe vai desaguar na barragem de Jacazinho, localizada a cerca de 60 quilômetros de Santa Cruz do Capibaribe, que é uma das mais importantes da região. Abastece municípios como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Cerca de 500 mil pessoas utilizam a água.
De acordo com os moradores, isso acontece há mais de um ano. O comitê da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe quer que a situação seja resolvida. “Tem de cuidar desse matadouro. Os dejetos têm de ser cuidados antes serem jogados no rio. A partir daí vamos receber água limpa saindo do matadouro”, falou Arnaldo da Silva, representante do comitê.
O prefeito de Santa Cruzo do Capibaribe Antônio Figueroa reconhece o problema. “Estamos tomando as devidas providências para transformar o matadouro daquele espaço. Vamos criar um novo matadouro com todas as condições tanto de abate quanto de tratamento dos resíduos”, disse.
A Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento informou que, apesar da poluição causada pelo sangue, a qualidade da água está garantida e não ameaça a saúde da população.