Conservação das espécies é destaque na Revista CFMV
25/09/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:44am
Por Flávia Tonin
A Revista CFMV, edição número 74, evidencia o trabalho feito por médicos veterinários e zootecnistas para a conservação das espécies selvagens que compõem a fauna brasileira. Em sua reportagem principal traz os resultados positivos de iniciativas que fortalecem a biodiversidade a partir de esforços para a manutenção das espécies. A revista é uma publicação trimestral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) distribuída aos profissionais do Brasil.
Nessa reportagem, a equipe foi buscar exemplos que mostram a prática de profissionais que atuam na conservação das espécies e que, entre seus resultados, somam a retirada de animais da lista de extinção, conscientização para recuperação de áreas, educação ambiental e descrição de novas espécies. Dentre os exemplos, a matéria descreve a atuação de profissionais com a ararinha azul, baleia jubarte, peixe-boi, cervos e jacarés.
Além disso, o material mostra que a área passa por um momento de maior atenção por parte da sociedade. “Há um mercado crescente na medicina de conservação, como também maior atuação dos órgãos ambientais e mais oportunidade para adquirir conhecimentos na área”, avalia o zootecnista e presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS/CFMV), Carlos Eduardo do Prado Saad.
O médico veterinário e presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (Abravas), Bruno Petri, lembra que “vivemos uma época com incentivo financeiro de órgãos públicos e também da iniciativa privada, que cada vez mais apoia projetos com enfoque em conservação”. No entanto, ressalta que o desafio está em manter essa continuidade.
Outros temas
Seguindo uma tendência global preocupada com a resistência antimicrobiana, a Revista CFMV traz reportagem que fala dos desafios mundiais para combater o uso de antibióticos. Além disso, enfatiza a importância do controle do receituário médico-veterinário, no Brasil, para que haja maior racionalização do uso do produto em animais e, acredita-se que, em breve, essa medida será implantada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O CFMV é parceiro do governo brasileiro na necessidade de uma revolução na forma como se lida com os antibióticos. Todos os detalhes estão na reportagem da Revista CFMV, edição 74.
Destacam-se ainda os artigos “Neoplasmas: o que há de novo no seu tratamento?” e “A terapia antineoplásica tem sido praticada de forma segura?” que trazem novidades sobre o tratamento para o câncer em animais como também alertam para os cuidados que o profissional deve ter ao manusear os produtos com segurança. Os artigos são inéditos e preparados exclusivamente para a publicação.
Para completar, a publicação traz ainda texto sobre a terapia neural, intoxicação, resíduos em clínicas e pet shops e reportagem sobre bem-estar animal. No suplemento científico, com quatro artigos técnico aborda a musicoterapia, celulite juvenil canina, manejo pré-abate e urolitíases.
Além de receber a revista em casa, os profissionais podem acessá-la em www.cfmv.gov.br. Duvidas e sugestões podem ser enviadas para revista@cfmv.gov.br.
Assessoria de Comunicação do CFMV