Conselhos Regionais do Maranhão e Pernambuco recebem capacitação do CFMV
05/10/2021 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:01pm
Na agenda de treinamentos programada pelo Núcleo de Apoio aos Regionais do Conselho Federal de Medicina Veterinária (NAR/CFMV), foi a vez de os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA) e de Pernambuco (CRMV-PE) receberem a equipe do núcleo. Coordenado pela vice-presidente do CFMV, Ana Elisa de Almeida, o NAR tem a missão de trabalhar em parceria com os CRMVs, buscando o fortalecimento de todo o Sistema. “Os regionais possuem autonomia financeira e de gestão, mas estamos aqui para apoiá-los em todas as iniciativas que visem aperfeiçoar a fiscalização e a melhoria dos serviços públicos prestados aos profissionais e à população”, destacou.
Entre os dias 27 e 30 de setembro, os servidores do CFMV Michel Lima (Licitação) e Miguel Tarnat (Tecnologia da Informação) ministraram treinamentos aos funcionários dos setores administrativo e de licitação do regional maranhense. A solicitação teve como objetivo capacitar novos servidores, nomeados recentemente após concurso público. A capacitação se estendeu aos demais funcionários, em função das atualizações do Sistema Cadastro de Profissionais e Empresas (Siscad) e das novas demandas do setor de licitação.
“O treinamento de servidores é uma necessidade constante e de grande relevância para que possamos oferecer serviços de qualidade e com maior celeridade aos profissionais e à sociedade”, disse Francisca Neide Costa, presidente do CRMV-MA. Para ela, a parceria dos regionais com o CFMV, por meio do NAR, é importante para todo o Sistema CFMV/CRMVs. “Estamos felizes de oportunizar aos nossos servidores esse momento de interação, troca de experiências e muito aprendizado”, registrou.
Viagens
Nos dias 30 de setembro e 1º outubro, o CRMV-PE recebeu Rafael Moura, servidor da área de Tecnologia da Informação do CFMV. Ele ministrou treinamento sobre as funcionalidades do Sistema de Viagens e Diárias (SDCP), que o regional passará a utilizar para gerenciar as viagens a trabalho dos colaboradores e conselheiros, modernizando e simplificando os procedimentos.
O SDCP permite cadastrar os beneficiários e os trechos da viagem, após autorizadas pelo ordenador de despesas, passando pela emissão dos bilhetes aéreos ou rodoviários até a devolução dos cartões de embarque pelo beneficiário Também permite o controle de devolução de diárias e bilhetes não utilizados que aguardam o reembolso pela agência de turismo, além de emissão de relatórios para envio da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) à Receita Federal, garantindo o cumprimento da Resolução CFMV nº 666/2000.
Segundo a presidente do regional, Elisa Araujo, a medida leva ainda mais modernidade e transparência para todos que integram o órgão. “Estamos cada vez mais inseridos no mundo tecnológico e essa solução digital, além de ajudar a ter um controle na emissão de bilhetes, apresenta maior transparência para nosso conselho”, disse.
Assessoria de Comunicação do CFMV, com as Assessorias de Comunicação do CRMV-MA e CRMV-PE