Conselho reconhece Dermatologia Veterinária como nova especialização

23/10/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:00am

O bem-estar animal caminha de mãos dadas com o avanço da ciência e, a cada dia, a importância de aprofundar os estudos em áreas específicas de atuação da Medicina Veterinária vem crescendo. No dia 14 de outubro, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou a Resolução nº1036/2013, que autoriza a Associação Brasileira de Dermatologia Veterinária (ABDV) a conceder o título de especialista a Médicos Veterinários. A instituição passa a ser a única habilitada no Brasil para emitir a titulação na área e o requerente deverá ter experiência comprovada, publicações de artigos em revistas, e participação e apresentação em congressos.

Na opinião do presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, os profissionais estão em busca de mais conhecimento, para oferecer aos animais qualidade de vida e longevidade.  “Um especialista tem a capacidade de diagnosticar doenças com mais precisão. Acredito que esse novo cenário no mercado de pets, que cresce a cada ano, pode ser um reflexo, também, da exigência dos proprietários de animais, que estão cada vez mais cuidadosos”, declarou.

Benedito acrescenta que a exigência e a cautela para o credenciamento das instituições devem-se à preocupação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária com a segurança do animal e do dono. “Nosso objetivo é garantir que os títulos de especialistas sejam concedidos sob critérios rígidos e por instituições reconhecidas. Dessa forma, quem obtiver a titulação estará apto para prestar um atendimento com excelência”, concluiu.