Conselheiros efetivos – Gestão 2023-2026
17/12/2020 – Atualizado em 29/01/2024 – 7:56am
Francisca Neide Costa
Raimundo Alves Barrêto Júnior
Francisco Edson Gomes
Roberto Renato Pinheiro da Silva
Mitika Kuribayashi Hagiwara
Rodrigo Afonso Leitão
.Francisca Neide Costa – CRMV-MA nº 0539
Médica-veterinária formada pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), é professora/pesquisadora do Departamento de Patologia no curso de Medicina Veterinária da mesma instituição, além de docente dos programas de pós-graduação em Ciência Animal e Defesa Sanitária Animal. É membro fundadora e vice-presidente da Academia Maranhense de Ciências (AMC), na qual ocupa a cadeira nº 9. É coordenadora dos programas de pós-graduação, na modalidade profissional, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA) na gestão 2019-2022, e ocupou, até dezembro de 2023, o cargo de vice-presidente na gestão 2022-2025.
voltar à composição dos conselheiros
Francisco Edson Gomes – CRMV-RR nº 0177
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e mestrado em Zootecnia, com ênfase em produção de não ruminantes, concentração em suínos, pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). É doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e professor aposentado da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Foi membro da Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), entre 2012 e 2014, e membro titular do Conselho Estadual de Sanidade Animal do Estado de Roraima (2014-2017). Foi gerente-geral da incubadora de empresas de base tecnológica da UFRR. Tem experiência nas áreas de empreendedorismo, gestão e inovação veterinária e zootécnica, com ênfase em produção e nutrição de não ruminantes; higiene e profilaxia; zoonoses; e educação veterinária. Foi diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFRR e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR), de 2011 a 2019. No Sistema CFMV/CRMVs, presidiu a Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV (2018-2023) e é conselheiro suplente do regional de Roraima, na gestão 2022-2025. É líder do grupo de pesquisa “Biodiversidade Animal da Amazônia Setentrional – GPbaase e presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (FCTI), além de avaliador institucional e de cursos de Medicina Veterinária do Inep/MEC.
Mitika Kuribayashi Hagiwara – CRMV-SP nº 0521
Graduada em Medicina Veterinária, mestre e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Professora titular aposentada da mesma instituição, é professora sênior do Departamento de Clínica Médica e pesquisadora responsável pelo Grupo de Pesquisa em Patologia Clínica Veterinária, na mesma instituição. Ocupa a 26ª cadeira da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet).
voltar à composição dos conselheiros
.Raimundo Alves Barrêto Júnior – CRMV-RN nº 0307
Médico-veterinário formado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais e mestrado e doutorado em Clínica Médica pela FMVZ-USP. É professor associado IV da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e docente do programa de pós-graduação em Ciência Animal. Ocupou os cargos de chefe de departamento, diretor do hospital e coordenador de extensão (pró-reitor) da Escola Superior de Agricultura de Mossoró e da própria Ufersa. No Sistema CFMV/CRMVs, foi conselheiro (2017-2020) e presidente (2020-2023) do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RN), além de membro da Comissão Nacional de Fiscalização do CFMV (2018-2020).
voltar à composição dos conselheiros.
Roberto Renato Pinheiro da Silva – CRMV-MT nº 1364
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e especialização em Defesa Sanitária Animal, Piscicultura e Direito Administrativo. Atualmente, é fiscal de Defesa Agropecuária e Florestal do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT).
Tem experiência há mais de 27 anos na área de Defesa Sanitária Animal, tendo sido responsável pela Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal, no período de 2007 a 2010, e gerente dos programas: Sanidade Avícola, Sanidade Suídea, Sanidade Aquícola e do então Programa Sanitário da Coordenadoria de Controle das Doenças dos Animais (CCDA), atual Núcleo do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (NPNCRH) – responsável pela coordenação do controle da raiva dos herbívoros e pela prevenção e controle das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET), que abrangem a vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) e da Paraplexia Enzoótica dos Ovinos (Scrapie).
Acumulou experiência como diretor Administrativo e Financeiro do Indea/MT, no período de 2015 a 2016. Em 2018, criou a Junta Administrativa de Julgamento de Recursos de Infrações do instituto, que presidiu nos períodos de 2018 a 2019 e 2021 a 2023.
Presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) por dois mandatos: de 2017 a 2020 e 2020 a 2023.
Rodrigo Afonso Leitão – CRMV-MG nº 0883/Z
Técnico em Agropecuária pela Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário-Florestal da Universidade Federal de Viçosa (Cedaf/UFV), possui licenciatura pelo Programa Especial de Qualificação Docente do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). É graduado em Zootecnia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, mestre em Zootecnia (nutrição de ruminantes) pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Tem experiência em gestão educacional e na área de Zootecnia, com ênfase em piscicultura e legislação e exercício profissional. Foi professor do Cefet Rio Verde (GO), entre 1995 e 2005, e do Cefet Uberaba (MG), hoje Instituto Federal do Triângulo Mineiro, entre 2006 e 2009; diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, campus Ituiutaba (2009-2010), durante a implantação da unidade. Coordenador de atividades de cursos de extensão do IFTM (2010-2011) e coordenador-geral de Produção e Pesquisa no IFTM, campus Uberaba, onde foi diretor-geral de 2012 a 2019. No Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), gestão 2015-2018, foi conselheiro suplente, passando a conselheiro titular nas gestões seguintes. Foi integrante do conselho fiscal da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), de 2021 a 2023. Atua em ensino, pesquisa e extensão em piscicultura e em ética, legislação e exercício profissional.