Conheça as principais ações realizadas no primeiro mês de gestão no CFMV
19/01/2018 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am
Por Roberta Machado
Desde que foi inaugurada, em 17 de dezembro, a gestão do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para o triênio 2017-2020 tem se dedicado a reforçar as relações da entidade com os Conselhos Regionais, outras entidades e os profissionais.
Além disso, tem sido dada prioridade à reorganização administrativa do Conselho Federal, visando adequar o trabalho ao perfil da nova gestão, que tem como prioridades a integração, inovação e transparência. Também foi iniciado estudo para a reformulação de resoluções atualmente em vigor. Confira a seguir um resumo dos trabalhos deste primeiro mês de gestão:
Primeiras medidas
Colocando em prática a política de fortalecimento e autonomia dos Conselhos Regionais, o CFMV publicou, ainda em dezembro de 2017, a Resolução CFMV nº 1200/2017, que extinguiu as chamadas Juntas Governativas para os CRMVs. Entre as resoluções em vigor que estão sendo estudadas para possível reformulação, estão as Resoluções CFMV nº 955/2010 e 958/2010, que tratam das eleições no Sistema CFMV/CRMVs.
Para assessorar a presidência do CFMV em assuntos técnicos, foram criadas as Comissões Nacional de Ética e Legislação (CONEL); de Bioética e Biossegurança (CONBB); e de Estabelecimentos Veterinários (CNEV). Também foi alterado o nome da comissão que trata sobre bem-estar animal, que passou a se chamar Comissão Nacional de Bem-estar Animal (Cobea/CFMV). O CFMV também já conta com a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) e a Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV). Todas as comissões citadas já tiveram seus presidentes nomeados. A formação das demais comissões assessoras ainda está sendo estudada.
O CFMV também solicitou sua refiliação à Associação Panamericana de Ciências Veterinárias (Panvet) e à Associação Mundial de Medicina Veterinária (WVA).
Reuniões
Nesta quarta-feira (17/01), foi realizada Reunião Plenária Extraordinária para julgar recurso de processo eleitoral do CRMV-MG. O trabalho dos próximos meses também já está sendo encaminhado, com datas confirmadas para as primeiras Plenária e Câmara Nacional de Presidentes, previstas, respectivamente, para 23 a 25 de janeiro e para 19 a 23 de fevereiro.
Foto: Ascom/CFMV
A aproximação com órgãos federais também marcará esta gestão, já tendo sido realizadas reuniões com a Controladoria Geral da União e com o subprocurador-geral da República, Antônio Fonseca.
Nesta sexta-feira (19/01), o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida recebeu o presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino (mais informações em breve).
Presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida e presidente da ABZ, Marinaldo Divino. Foto: Ascom/CFMV
Integração com os CRMVs
Na primeira semana de trabalho, a Diretoria promoveu reuniões com representantes de diferentes CRMVs. No dia 19 de dezembro, o presidente do CFMV recebeu o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, para debater aspectos administrativos dos conselhos e a revisão de legislações ligadas ao Sistema. No dia seguinte, Francisco Cavalcanti de Almeida compareceu à sede do CRMV-DF, onde participou de uma reunião entre coordenadores das Câmaras Técnicas do regional e coordenadores de cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.
Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV, recebe o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro. Foto: Ascom/CFMV
No dia 21 de dezembro, na sede do CFMV, ocorreu a visita do presidente do CRMV-RS, Air Fagundes dos Santos, que fez sugestões e relatou suas principais preocupações com o exercício das profissões no estado. Já em 11 de janeiro foi a vez do presidente do CRMV-MS, João Vieira de Almeida Neto, se reunir com Francisco Cavalcanti de Almeida para tratar de questões relacionadas ao estado e à atualização da legislação relacionada ao Sistema CFMV/CRMVs.
Presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida e presidente do CRMV-RS, Air Fagundes dos Santos. Foto: Ascom/CFMV
Presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida e presidente do CRMV-MS, João Vieira de Almeida Neto. Foto: Ascom/CFMV
No mesmo dia, os presidentes do CFMV e do CRMV-MS visitaram o médico veterinário Milton Thiago de Mello, vice-presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet) e figura histórica da profissão no Brasil, com mais de 80 anos dedicados à Medicina Veterinária e centenas de textos científicos publicados.
Visita do presidente do CFMV ao médico veterinário Milton Thiago de Mello.
O Conselho Federal também solicitou aos CRMVs informações sobre a quantidade atual de fiscais e perspectivas de novas contratações.
Integração com o corpo funcional
Na primeira semana de trabalho, os gestores se reuniram com os colaboradores do CFMV para uma breve apresentação e destacaram que essa será uma gestão participativa, colegiada e transparente.
Ainda em relação ao corpo funcional, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida e o vice-presidente, Luiz Carlos Barboza Tavares, receberam o presidente do Sindecof-DF, que representa os empregados do CFMV. No encontro, foram discutidos assuntos de interesse comum.
Sobre a gestão 2017-2020
A Diretoria Executiva do CFMV é formada pelo presidente, Francisco Cavalcanti de Almeida; vice-presidente, Luiz Carlos Barboza Tavares; secretário-geral, Nivaldo Silva; e tesoureiro, Helio Blume. Clique aqui e saiba mais sobre os diretores e conselheiros.
Saiba mais
Novos conselheiros do CFMV tomam posse para o triênio 2017-2020
Integração do Sistema CFMV/CRMVs é uma das prioridades da nova diretoria do Conselho Federal
Presidente do CFMV recebe visita do presidente do CRMV-RS
Comissões assessoras do CFMV têm presidentes nomeados
Presidente do CFMV visita médico veterinário Milton Thiago de Mello
Presidente do CFMV se reúne com presidente do CRMV-MS
Assessoria de Comunicação do CFMV