Comunicação

11/12/2020 – Atualizado em 30/10/2022 – 5:35pm

Balanço triênio 2017-2020 > Transparência

Em três anos, foram seis campanhas comemorativas aos dias dos profissionais e uma alusiva aos 50 anos do Sistema.

Encontros

O II Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema CFMV/CRMVs reuniu 26 integrantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) e a equipe do Departamento de Comunicação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), nos dias 4 e 5 de dezembro de 2018, na sede do CFMV, em Brasília (DF).

Mais de 30 profissionais participaram do  III Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema CFMV/CRMVs, na sede do CFMV, em Brasília (DF), entre os dias 12 e 13 de novembro de 2019, para conhecer o que cada profissional vem realizando em sua área e também atualizar-se sobre o tema.

Em função da pandemia de covid-19, o IV encontro que seria em Salvador/BA foi adiado, mas os assessores realizam duas reuniões virtuais: uma para tratar de campanhas publicitárias e da Revista CFMV e outra para planejar ações de 2021.

Mídias sociais

Ao longo dos três anos, a linha editorial das mídias sociais foi se transformando em espaços voltados para a valorização dos profissionais, ações de fiscalização e ambiente de interação com os seguidores.

O CFMV está presente nas principais mídias sociais: facebook, twitter, instagram e YouTube e acumula seguidores em todas. Em 2017, o Facebook contava com pouco mais de 50 mil seguidores e hoje já soma 82 mil. No instagram, inaugurado em agosto de 2018 e uma das redes que mais cresce, alcançou mais de 79 mil seguidores. 

Seguidores do Instagram

Perfil de seguidores do Instagram

Seguidores do FacebbokPerfil de seguidores do Facebook

Atualizadas diariamente, as mídias sociais são uma das principais fontes de informação do CFMV, além de ser também a porta de entrada para as demandas da sociedade e dos profissionais: dúvidas, elogios, opiniões, posicionamentos, esclarecimentos, reclamações, entre outros.

Nelas, é possível postar uma diversidade de publicações em diferentes formatos (vídeos, fotos, entrevistas, lives, enquetes, comentários e respostas, reações, etc.) para levar ao maior número de pessoas as principais ações do Conselho Federal, de forma simples e rápida, como ações de fiscalização, esclarecimentos sobre resoluções, trabalho do Conselho no Legislativo, valorização do profissional, entre outros.

Em 2020, por exemplo, a atuação do médico-veterinário como profissional de saúde durante a pandemia foi um dos temas de maior engajamento, com alcance, em postagem única, de 344.556 pessoas.

Exemplo de post com alto engajamento

Notícias e imprensa

Notícias 2018-2020

Foram produzidas 1.082 matérias em três anos, com uma média de 30 notícias publicadas por mês. De 2018 

para cá, se propôs uma linha editorial de originalidade, evitando replicação de matérias de outras fontes.

Os meses de março de 2018 (60) e de 2020 (45) tiveram produção acima da média e, no último caso, foi em função de ser o primeiro mês de covid-19 no Brasil, quando havia necessidade de dar publicidade e prestar esclarecimentos com celeridade.

Notícias 2018Notícias 2019 

Notícias 2020

De junho de 2018 (data de entrada da atual equipe) até dezembro de 2020, foram atendidas 367 demandas de imprensa, sendo 65VisibilityVisibility em 2018; 162 em 2019; e 140 em 2020. Uma média de 12 pedidos de imprensa atendidos por mês. Em função do trabalho remoto estabelecido no conselho desde março de 2020, muitos atendimentos foram feitos diretamente por WhatsApp e, por isso, não estão contabilizados.

Dois períodos tiveram o maior número de ocorrências: entre janeiro e fevereiro de 2019 por conta de Brumadinho e entre março e abril de 2020 com as mais variadas solicitações sobre a covid-19, tema que gerou pedidos de imprensa até o final do ano.

Imprensa 2018Imprensa 2018-2020 

Além da pandemia de covid-19 e o novo coronavírus, os assuntos mais demandados foram: a resolução de maus-tratos (1236); como lidar com os pets durante as festividades com fogos de artifícios e viagens de férias; Brumadinho; ozonoterapia em animais; educação a distância; corte estético de cauda e orelha de animais; dias do médico-veterinário e do zootecnista; alerta sobre tratamentos caseiros para animais; e o Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais.

Entre agosto de 2019 e novembro de 2020, período de contrato da atual empresa de clipping, foi possível aferir que o conteúdo produzido e o atendimento de imprensa renderam mais de 4 mil notícias de interesse do CFMV em veículos nacionais e regionais e geraram mídia espontânea equivalente a R$ 41 milhões se fossem espaços pagos.

Revista

A gestão encerra com a publicação da Revista CFMV 86 e, ao todo, foram 11 edições em três anos, começando com a 76. Veículo de educação continuada publicado trimestralmente pelo Conselho, a revista vem passando por uma série de mudanças desde 2018. Agora em formato prioritariamente digital, o periódico vem buscando refletir os anseios das classes, com a praticidade de ficar disponível onde o leitor estiver. Seu conteúdo passou a ficar disponível de forma gratuita a todos os interessados, em formato PDF, no site CFMV. O link para a publicação é divulgado nas mídias sociais e na newsletter enviada por e-mail, semanalmente, aos inscritos no Conselho.

A tiragem impressa foi bastante reduzida – antes, os mais de 100 mil exemplares eram entregues pelo correio no endereço de médicos-veterinários e zootecnistas inscritos nos seus respectivos CRMVs. A partir da edição 77, apenas 6 mil unidades passaram a ser produzidas e encaminhadas aos Conselhos Regionais, instituições de ensino, órgãos públicos e bibliotecas de todo o país. Essa mudança gerou uma redução estimada em mais de 90% nos custos por edição para o Conselho e ainda representa uma iniciativa ambientalmente responsável, ao reduzir o uso de papel na impressão e de combustíveis fósseis para o transporte dos exemplares.

Além das medidas de economia já em vigor, mudanças editoriais foram sendo implementadas gradativamente. A publicação ganhou uma seção dedicada a iniciativas promovidas pelos CRMVs, a partir de pautas produzidas pelas próprias equipes de comunicação dos Conselhos Regionais. E as matérias técnicas, escritas pelas comissões assessoras do CFMV ou por pesquisadores de Medicina Veterinária e Zootecnia, passaram a ser identificadas como “Artigos Técnicos”, para diferenciá-las das demais reportagens, sendo apresentadas antes do Suplemento Científico.

Ser cada vez mais digital, com conteúdos complementares em podcasts e vídeos disponíveis no site CFMV é o principal desafio que a equipe da Revista CFMV vai enfrentar no próximo ano.

Site e newsletter      

Para marcar o Dia do Médico-Veterinário de 2020, celebrado em 9 de setembro, o CFMV lançou seu novo site para presentear os profissionais. Além de modernizar o layout, os conteúdos foram reorganizados para facilitar o acesso às informações com uma navegação intuitiva, respeitando as diretrizes de transparência determinadas pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Atualmente, possui uma média de 88 mil acessos por mês.

Na mesma data, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária do Acre (CRMV-AC) e da Bahia (CRMV-BA) também lançaram seus novos sites, seguindo a mesma identidade visual e de navegação. A ideia é que o Sistema tenha uma identidade padrão para que os usuários encontrem os conteúdos com mais facilidade no site de qualquer regional, oferecendo uma experiência única de aprendizagem da navegação.

O site padrão é uma infraestrutura com foco em conteúdo, arquitetura da informação e identidade visual, concebido de maneira flexível para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, atendendo a uma ampla variedade de dispositivos, e mantendo a gestão do conteúdo organizada, eficaz e responsiva. Para já ir se familiarizando com o novo ambiente, seguem alguns aperitivos sobre a inovação que vem por aí.

Lançado no Dia do Médico-Veterinário de 2018, 9 de setembro, o Informativo Eletrônico do CFMV, desde então é enviado todas as sextas-feiras aos profissionais cadastrados no Siscad. Ele está em seu terceiro ano e chegará a 108ª edição ao final de 2020.

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