Comitê Técnico Interinstitucional discute a criação do Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde

13/02/2025 – Atualizado em 13/02/2025 – 6:08pm

A criação de um Plano de Ação Nacional foi debatida pelo Comitê Técnico Interinstitucional de Uma Só Saúde do Governo Federal em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (13), na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília. A proposta é que o Plano oriente as medidas interfederativas e multissetoriais em todo o país.

Criado por meio do Decreto nº 12.007, de 25 de abril de 2024, do Governo Federal, o Comitê, liderado pelo Ministério da Saúde, é composto por 20 entidades, entre elas o CFMV, e tem como objetivo a elaboração e apoio na implementação do Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde, com o intuito de estabelecer diretrizes para a prevenção e o controle de ameaças à saúde, por meio de uma abordagem integrada e colaborativa que reconheça a conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental.

“O Comitê desempenha algumas atribuições importantes na construção e implementação do Plano Nacional de Uma Só Saúde, para que o Governo Federal, com base nesse plano, possa lançar uma estratégia de ação e depois executá-la. Além disso, o Comitê está relacionado para ser um órgão consultivo, de assessoramento ao governo brasileiro, tanto em agendas domésticas quanto internacionais, relacionadas a Uma Só Saúde, promovendo uma resposta intersetorial, ajudando ainda, na promoção de pesquisas, como por exemplo, inovação ligada a Uma Só Saúde”, avaliou Francisco Edilson de Lima Júnior, membro suplente do Comitê Interinstitucional de Uma Só Saúde e membro da Comissão Nacional de Saúde Única do CFMV.

As discussões também avançaram para a negociação sobre a formação de um Grupo de Trabalho sobre Influenza Aviária, a representação para validação da ferramenta da estratégia global da OMS para a Segurança dos Alimentos (EGSA), a realização de um Webinário sobre Resistência aos Antimicrobianos (RAM), o projeto Nature4Health e para a proposta de um evento comemorativo sobre Uma Só Saúde.

“Estamos aqui junto com diversas instituições da área animal, ambiental, humana, educação, entre outros, para dialogar sobre a proposta do Plano de Ação Nacional de Uma Sua Saúde. Essa é a primeira reunião de 2025, com a perspectiva de mais encontros para elaborarmos o Plano de Ação Nacional de Uma Sua Saúde, trazendo a perspectiva dessa abordagem nas ações nacionais”, afirmou Ana Júlia Silva e Alves, integrante da Secretaria Executiva do Comitê Interinstitucional de Uma Só Saúde.

O Comitê seguirá com a formulação de ajustes no Plano de Ação Nacional e trabalhará ainda na articulação com estados e municípios para sua implementação. O encontro reforça o compromisso com a promoção da Saúde Única, incentivando a colaboração entre diferentes setores e contribuindo para a organização de políticas públicas que assegurem o bem-estar e a saúde humana, animal e ambiental.