Comissões Nacionais do CFMV debatem temas estratégicos e definem iniciativas para 2025
06/02/2025 – Atualizado em 06/02/2025 – 4:19pm
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, três comissões do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estiveram reunidas da sede do CFMV, em Brasília. As Comissões Nacional de Bioética (CNB), de Bem-estar Animal (Cobea) e de Educação em Medicina Veterinária (CNEMV) debateram diversos temas para alinhar diretrizes e definir iniciativas para o ano de 2025.

A Comissão Nacional de Bioética (CNB) discutiu a revisão da Resolução CFMV nº 1000/2012, que trata dos procedimentos e métodos de eutanásia em animais. Esse trabalho será conduzido em parceria com a Comissão Nacional de Bem-estar Animal, atendendo a uma demanda da classe veterinária. “Estamos empenhados para revisar essa resolução e, ao mesmo tempo, avançamos no processo de atualização do Manual de Responsabilidade Técnica para Biotérios. Além disso, pretendemos otimizar o processo de interlocução entre o CFMV e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea)”, destacou Wesley Ribeiro, presidente da CNB.

Já a Comissão Nacional de Bem-estar Animal (Cobea) alinhou ações e debateu práticas mais humanitárias para o descarte dos pintos machos nas granjas. “Esses dois dias foram muito positivos. Além da reunião da comissão, promovemos ainda encontros com as outras duas comissões presentes para alinhar temas de interesse em comum”, afirmou a presidente da Cobea Maria do Rosário Ramalho Garcia.

Durante o encontro, a Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária (CNEMV) voltou suas atenções para a discussão de um novo sistema de acreditação dos cursos de Medicina Veterinária. Os integrantes da comissão também debateram sobre a elaboração de documentos baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que servirão de referência para coordenadores de cursos e responsáveis técnicos das instituições de ensino. “Vamos nos esforçar para garantir a qualidade da formação dos médicos-veterinários, promovendo diretrizes mais claras e eficazes para as instituições. Nosso objetivo é desenvolver mecanismos e ferramentas que elevem o padrão do ensino da Medicina Veterinária no Brasil”, ressaltou Maria Clorinda Soares Fioravanti, presidente da CNEMV.
As comissões nacionais seguem trabalhando para realizar as ações traçadas ao longo do ano. Essas reuniões fortalecem a atuação do CFMV na promoção da bioética, do bem-estar animal e da qualidade do ensino.