Comissões Nacionais de Pecuária Orgânica, Defesa Sanitária Animal e Agronegócio se reúnem e planejam ações
03/04/2025 – Atualizado em 03/04/2025 – 4:21pm
Com o objetivo de debater os planos de ação, definir atividades e traçar estratégias para fortalecer a atuação profissional, as Comissões Nacionais de Pecuária Orgânica e Agroecologia (Conapo/CFMV), Defesa Sanitária Animal (Condesa/CFMV) e Agronegócio (Conagro/CFMV) estiveram reunidas entre os dias 1º e 2 de abril, na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília (DF).
A Conapo dedicou suas discussões ao acompanhamento da formação das comissões estaduais e à organização do Seminário Nacional de Pecuária Orgânica e Agroecologia. Além disso, os membros debateram estratégias para ampliar a visibilidade da área e levar informações para a sociedade.
“A interação foi muito positiva”, destacou Angela Escosteguy, presidente da Conapo. “Nosso tema ainda é recente e pouco explorado nos currículos universitários, o que resulta em uma carência de informações. Queremos oferecer conteúdos claros sobre a importância da pecuária orgânica e a atuação do médico-veterinário e, assim, mostrar que o Brasil tem plenas condições de desenvolver um modelo sustentável, com impacto positivo no meio ambiente.
Já a Condesa concentrou seus trabalhos na definição de diretrizes para a responsabilidade técnica na produção animal, além de planejar o Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Defesa Sanitária Animal e o Seminário de Defesa Sanitária Animal. A comissão também discutiu sobre projetos de ensino e divulgação de temas técnicos voltados à defesa sanitária. “Foram dias de intenso trabalho e discussões produtivas”, afirmou Rebeca Ribeiro, presidente da Condesa. “Abordamos projetos que auxiliarão médicos-veterinários e zootecnistas no aprimoramento de suas funções no campo, como os manuais de diretrizes para o exercício da responsabilidade técnica na produção animal”, explicou.
A Conagro, por sua vez, direcionou seus esforços ao planejamento de atividades e a organização do Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Agronegócio e do Seminário de Agronegócio. Além disso, os integrantes da comissão discutiram a inclusão do Sistema CFMV/CRMVs na política de baixo carbono do agronegócio, garantindo a participação ativa dos conselhos na formulação e implementação dessas diretrizes. “Nosso objetivo é oferecer suporte sobre tema agronegócio ao CFMV”, destacou Valney Souza Correa, presidente da Conagro. “Uma das questões que trabalhamos é a possibilidade de contribuir para a construção de políticas públicas”, detalhou.
As reuniões evidenciam o compromisso do CFMV com o avanço da Medicina Veterinária e da Zootecnia, promovendo a segurança sanitária, o fortalecimento do agronegócio e a sustentabilidade na pecuária orgânica.
Acesse o site do CFMV para conhecer mais sobre as comissões técnicas do Conselho.