Comissão Nacional de Saúde Única (CNSU/CFMV)
http://old.cfmv.gov.br/manual/arquivos/portaria/2024.115.pdf
Composição
Presidente
Méd.-Vet. Wirton Peixoto Costa
(CRMV-RN nº 0309)
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semiárido (ESAM/UFERSA). Mestre em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba. Desde 2023 é professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Possui experiência e atua nas áreas de Anatomia Veterinária, Diagnóstico por Imagem e Saúde Única. Além disso, atuou como presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) na gestão 2017-2020, tesoureiro na gestão 2020-2023, Conselheiro Suplente no Conselho Federal de Medicina Veterinária na gestão 2023-2026 e atualmente é vice-presidente do CRMV-RN.
Integrantes
Méd.-Vet. Paulo Abílio Varella Lisboa
(CRMV-RJ nº 4043)
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisador do Programa de Saúde Única – ICTB/FIOCRUZ-RJ atuando nas áreas de zoonoses, manejo humanitário de animais, vulnerabilidade animal e humana, abandono e animais em abrigos, relação animais domésticos, silvestres e meio ambiente, educação em saúde única. Pesquisador colaborador do laboratório de esquistossomose e zoonoses do DCB/ENSP/FIOCRUZ Pesquisador da Plataforma de Vigilância e Controle de Zoonoses VICON/SAGA com ênfase em leishmanioses. Pesquisador da Plataforma Fioleish (Programa Translacional de pesquisa em leishmanioses). Coordenador da disciplina de Bioética IOC/FIOCRUZ.
Méd.-Vet. Ivana Lúcia Belmonte
(CRMV-PR nº 1309)
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná. Coordenadora de Vigilância Ambiental – Secretaria de Estado da Saúde, Gestão das políticas públicas da vigilância ambiental compreendendo a vigilância de doenças de transmissão vetorial, zoonoses, intoxicações exógenas, animais peçonhentos e Centro de informações Toxicológicas do Paraná-CLATOX/PR. Chefe da Vigilância em Saúde da 2ª RS – Secretaria de Estado da Saúde Curitiba. Gestão das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador da região metropolitana de Curitiba, abrangendo 30 municípios.
Méd.-Vet. Filipe Dantas Torres
(CRMV-PE nº 3065)
Graduado em Medicina Veterinária, Pesquisador da Fiocruz em Recife, Brasil. Especialista em Parasitologia Veterinária (Diplomado do Colégio Europeu de Parasitologia Veterinária), com Mestrado e Doutorado em Saúde Pública. Possui também Doutorado em Saúde Animal e Zoonoses. Atualmente é presidente do Conselho Tropical para Parasitas de Animais de Companhia (TroCCAP) e editor-chefe da revista Parasites and Vectors. Faz parte do Comitê Executivo da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP) e é membro do Brasileish. É autor de 370 artigos e 33 capítulos de livro, com foco em leishmaniose, dirofilariose e doenças transmitidas por carrapatos como erliquiose, babesiose e riquetsiose.
Méd.-Vet. Naylê Francelino Holanda Duarte
(CRMV-CE nº 2004)
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Especialização em Saúde Pública – UFCG. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Doutora em Saúde Coletiva. Atuação, como docente, na função de facilitadora em cursos técnicos e de especialização em vigilância e controle de endemias da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará desde 2012, docente do curso de pós graduação de vigilância em saúde da Faculdade Luciano Feijão de Sobral 2022, do curso de medicina veterinária da UNIFOR em 2017. Foi gestora do programa de prevenção e controle da raiva da secretaria de saúde de estado do Ceará – 2009 a 2017, assessora técnica das endemias e zoonoses da coordenadoria de saúde de Camocim 2007 a 2008 e de Itapipoca 2008 a 2009, Coordenadora da atenção UAPS da coordenadoria de saúde de Caucaia 2009, presidente da câmera técnica de saúde única do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE).
Méd.-Vet. Raphaella Barbosa Meirelles Bartoli
(CRMV-GO nº 5251)
Médica-Veterinária com Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela UNESP Campus de Jaboticabal. Foi docente no Centro Universitário de Rio Preto entre os anos de 2007 e 2010. E desde 2011 ocupa o cargo de professora na Universidade Federal de Jataí (UFJ) no Estado de Goiás, atuando no curso de graduação de Medicina Veterinária, no Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde e no Programa de Pós Graduação Biociência Animal, orientando na área de Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública, Saúde Única e Doenças Infecciosas. Coordena o Laboratório de Saúde Única e o Núcleo de Imunização e Controle Sorológico Antirrábico Humano e Animal da UFJ. É Coordenadora o Grupo de Estudo em Saúde Pública Veterinária e One Health (GESP-OH). Membro convidada da Asociación Argentina de Zoonosis (AAZ), Filial Noreste Argentino (NEA). Membro da Comissão Estadual de Saúde Única do Conselho de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO).
Méd.-Vet. José Renato de Rezende Costa
( CRMV-MG nº 5208)
Graduado em Medicina Veterinária pela UNIFENAS-MG. Mestrado em Medicina Veterinária Preventiva – Laboratório de Virologia – Escola de Veterinária (EV)-UFMG. Pós Graduação em Gestão Pública – ESPMG. Especialização em Medicina Veterinária Preventiva – Laboratório de Virologia – EV-UFMG. Técnico em Agropecuária – CEDAF-UFV, 1988. Chefe do Escritório Seccional de Lavras – IMA, 1997-1998; Coordenador Técnico de Zoonoses – Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Belo Horizonte, 2000-2005. Responsável Técnico de Frigorífico – FRIGOBET/MG, 2001-2005. Chefe da Unidade de Animais Domésticos – Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Contagem/MG, 2007- 2011. Conselheiro Estadual de Saúde (CES MG) – Segmento Trabalhador pelo CRMV-MG, desde 2008. Assessor Técnico e Presidente da Comissão Regional de Saúde Pública do CRMVMG, 2010-2017. Coordenador Técnico de Zoonoses – SMS – Prefeitura de Contagem/MG, 2013-2015. Diretor do Serviço de Controle de Zoonoses – SMS – Prefeitura de Contagem/MG, 2016-2017. Gestor de Vigilância em Saúde – Prefeitura de Contagem/MG, 2017-2018. Assessor Técnico de Gabinete da SMS – Prefeitura de Contagem, 2018. Superintendente de Vigilância em Saúde – SMS – Prefeitura de Contagem, 2018-2023. Membro da Comissão Nacional de Saúde Pública – CFMV, 2018-2023. Assessor Técnico de Gabinete da SMS – Prefeitura de Contagem, 2023-2024. Membro e assessor técnico da Comissão Regional de Saúde Pública – CRMV MG, 2024. Coordenador do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Prefeitura de Contagem, 2024. Integrante e Relator do Grupo Técnico na Comissão Nacional de Uma Só Saúde, Representante do CFMV – Ministério da Saúde, 2024. Servidor Público Municipal, desde 2000.
Méd.-Vet. Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior
(CRMV-DF nº 3278)
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande, com especialização em Saúde Pública e mestrado em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde pela ENSP/Fiocruz. Doutorando em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE. Experiência em Saúde Pública, com ênfase em epidemiologia e gestão na área da vigilância e controle de zoonoses e doenças de transmissão vetorial. Servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas-TO de 2005 a 2009, na vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis, em especial as zoonoses, e no Centro de Controle de Zoonoses do município. Atualmente é servidor público lotado no Ministério da Saúde desde 2009 e coordenador-geral da Coordenação-Geral de Vigilância de zoonoses e doenças de transmissão vetorial desde fevereiro de 2023.
Méd.-Vet. Kellen Cristina Ignácio Miranda
(CRMV-AP nº 0065)
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestrado em Ciências da Saúde pela UNIFAP e Doutorado pelo Programa de Biologia Parasitária da Amazônia do Instituto Evandro Chagas/ UEPA. Possui especialização em Gestão de Saúde Pública pela Fiocruz do Rio de Janeiro; Especialização em Clínica Médica de Pequenos Animais e Especialização em Controle de Qualidade e Processamento de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras – MG. É cargo de provimento efetivo do Governo do Estado do Amapá, como Médica Veterinária e pesquisadora do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá LACEN/AP desde 2005. Possui experiência nas áreas de Clínica de pequenos animais; Diagnóstico Laboratorial de Zoonoses e Vigilância das principais zoonoses na Amazônia, assim como na área de Bioterismo. É professora efetiva do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera- Macapá.
Méd.-Vet. Bimaura Serra Rosa Pereira
(CRMV-MA nº 0572)
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com pós-graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior (UNICEUMA), Educação Ambiental (UEMA), Vigilância em Saúde (Estácio de Sá), Vigilância em Saúde Ambiental (UFRJ), Gestão Pública (UFMA), Gestão Pública em Saúde (ESPMA), Vigilância no enfrentamento de Epidemias Virais (VIGIEPIDEMIA/FIOCRUZ/MS) e Saúde Coletiva com Concentração em Monitoramento, Avaliação e Informação (UFBA)
Méd.-Vet. Paola Moretti Rueda
(CRMV-SP nº 58963)
Graduada em Zootecnia e Medicina Veterinária, com mestrado em Ciência Animal pela UFMS e doutorado em Zootecnia pela Unesp – Jaboticabal. Trabalha com comportamento e bem-estar das espécies de interesse zootécnico (bovinos, suínos, frangos, poedeiras). Em 2013 iniciou o trabalho junto a World Animal Protection. No início ministrava os treinamentos de abate humanitário do Programa Nacional de Abate Humanitário, parceria entre MAPA e WSPA. A partir de 2015 começou o trabalho em nível de granja de frangos e suínos, nas principais empresas brasileiras, com o objetivo de implementar práticas, manejos e sistemas com melhores níveis de bem-estar. Em seguida, realizou trabalhos na área de sustentabilidade e sua relação com saúde única e bem-estar único. Em 2022, ingressou como Gerente de ESG e bem-estar de uma empresa de produção suinícola. Atualmente é gerente técnica e de pesquisa da Produtor do Bem. Tem artigos, capítulos de livros e ministra aula em pós graduação nas temáticas relacionadas.
Méd.-Vet. Maria Tereza Vargas Leal Mascarenhas
(CRMV-BA nº 1678)
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Vigilância Epidemiológica e Sanitária, pela UNAERP, em Vigilância Ambiental em Saúde, pela UFR e em Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, pela FAS. Mestre em Ciência Animal nos Trópicos, UFBA. Doutoranda em Biotecnologia, UFBA. Atua, desde 2002, como Fiscal Agropecuária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), tendo exercido cargo de Assessora de Planejamento Estratégico da Agência, por quatro anos e por três anos como coordenadora de Vigilância Epidemiológica da ADAB. É membro da diretoria como Secretária Geral e participa da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Saúde Única, Zoonoses, Doenças Infecciosas, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Defesa Agropecuária.