Comissão Nacional de Defesa Sanitária Animal (CONDESA/CFMV)
PORTARIA 114/2024 – PR/DE/CFMV/SISTEMA, de 12 de junho de 2024
A Condesa tem as seguintes atribuições:
Assessorar o CFMV em questões relacionadas à Defesa Sanitária Animal; Proferir parecer quanto aos assuntos que lhe forem submetidos; Organizar eventos sobre Defesa Sanitária Animal promovidos pelo CFMV; Ampliar o diálogo com agentes internos e externos do Sistema CFMV/CRMVs sobre a Defesa Sanitária Animal; Produzir conteúdo técnico para divulgação do tema Defesa Sanitária Animal pelos canais de comunicação do CFMV; Elaborar propostas e sugerir planos de ação da Comissão para submissão à Diretoria do CFMV; Representar o CFMV quando designado pela Presidência do CFMV, em eventos, entrevistas e afins, consignando posicionamentos alinhados com esta Autarquia, além de seguir os cronogramas e fluxos de trabalho propostos pela Presidência do CFMV.
Composição
Presidente
Méd.-Vet. Rebeca Dantas Xavier Ribeiro
(CRMV-BA nº 3722)
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia com período sanduíche no Agriculture and Agri-Food Canada (Lethbridge, Alberta, Canada). Tem experiência em inspeção de produtos de origem animal, nutrição animal, avaliação de alimentos para animais, avaliação de características de carcaça e qualidade da carne, regulamentação aplicada à indústria de alimentos de origem animal, bem como à indústria de produtos destinados à alimentação animal.
Integrantes
Méd.-Vet. Fransérgio Rocha de Souza
(CRMV-ES nº 1503)
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Mestre em Ciências Veterinárias/Produção Animal.
Atua na área de Defesa Sanitária Animal pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo como servidor efetivo desde julho-2011
Méd.-Vet. Felipe Peixoto de Arruda
(CRMV-MT nº 3614)
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso, com mestrado em Ciências Veterinárias na área de patologia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atuou como coordenador de defesa sanitária animal no INDEA (2021 – 2023). Foi presidente da Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do CRMV-MT (2018-2020). Atualmente é Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, titular da atividade de Preparação para Atuação em Emergência Zoossanitária e atividade de educação sanitária e comunicação social.
Méd.-Vet. Rafael Gonçalves Dias
(CRMV-PR nº 7473)
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Defesa Sanitária Animal pela Universidade Federal de Lavras.
Possui mestrado em Ciências Animal pela Universidade Estadual de Londrina. É fiscal de Defesa Agropecuária desde 2007 e gerente de Saúde Animal da Adapar desde 2012.
Méd.-Vet. Alberto Mendes da Rocha
(CRMV-TO nº 0162)
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão, com especialização em Controle de Qualidade de Produto/de Origem Animal: Carne, Leite, Ovos e Pescado – Lavras-MG e especialização em Epidemiologia com ênfase em Defesa Sanitária-UNIME, Palmas-TO. Funcionário Público Estadual da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins/ADAPEC. Chefe de Unidade Local de Atendimento Fátima/TO. Exerceu os cargos de: Presidente da SOVETTO – Sociedade de Méd.-Vet. do Estado do Tocantins, Conselheiro do CRMV-TO, Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado/ADAPEC.
Méd.-Vet. Flávio Gomes de Oliveira
(CRMV-RS nº 5931)
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade Murialdo (2013 – 2018). Coordenador do Centro Veterinário Murialdo (CVM) no período de 2020 e professor dos cursos de Medicina Veterinária e Tecnologia em Agronegócio da Faculdade Murialdo e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Medicina Veterinária e Tecnologia em Agronegócio da mesma instituição. Membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Membro titular do CONSUP – conselho superior da Faculdade Murialdo (2012 – 2020). Avaliador ativo do INEP/MEC. Atualmente é Conselheiro Titular eleito do CRMV/RS (gestão 2021 à 2024). Tem experiência nas áreas de Clínica e Cirurgia Equina, Medicina Esportiva Equina e Consultoria Agropecuária, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas respectivas áreas.
Méd.-Vet. Fábio Alexandre Paarmann
(CRMV-SP nº 20.230)
Em breve