Cocker Spaniel

06/12/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:10am

Um filhote de cachorro da raça Cocker Spaniel conseguiu caminhar pela primeira vez após se tornar o mais jovem no Reino Unido a passar por uma cirurgia de substituição de quadril.
Stanley, como é chamado, sofreu de uma rara doença degenerativa que o deixou incapaz de se equilibrar em pé ou até mesmo caminhar – mas tudo mudou com a operação e hoje, com 10 meses de idade, ele é um cão normal.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, Stanley foi operado quando tinha cinco meses de vida, se tornando o mais jovem cachorro a passar por este tipo de cirurgia no Reino Unido – o que lhe rendeu o apelido de "cachorro biônico".
Ele foi diagnosticado com a síndrome de Legg-Calvé-Perthes (ou doença de Perthes), provavelmente causada pelo baixo fornecimento de sangue ao fêmur. A doença o deixou incapaz de mexer as patas traseiras.

"Ele estava realmente mal, gemia bastante, e suas patas traseiras estavam muito finas e fracas por não estarem sendo usadas", conta a veterinária Stephanie Tickale, de Birmingham. "Ele se arrastava pelo chão algumas vezes, apoiado pelas patas dianteiras, era muito triste de ver."

O procedimento da cirurgia, que custou mais de R$ 20 mil, é geralmente realizado em cachorros com o dobro da idade de Stanley e foi pago pela seguradora de seus donos.

Veterinários avisaram que se não fosse possível realizar a cirurgia, o cão teria de ser sacrificado por estar com muita dor constantemente. Agora, Stanley está perfeitamente bem e procurando um novo lar, já que seus donos não poderão mais tomar conta dele por falta de espaço.