CNRMV dá início aos trabalhos da nova gestão

25/05/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

""

A Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) esteve reunida, de 18 a 20 de maio, em Brasília (DF). A Comissão deu continuidade a discussões iniciadas na gestão anterior, como a importância do ensino da Saúde Pública nos Programas de Residência e o processo de acreditação.

A Comissão é formada pelos médicos veterinários Benedito Dias de Oliveira Filho; Antônio José de Araújo Aguiar; Fernando Leandro dos Santos; José Correa de Lacerda Neto; e Virgínia Bocorny Lunardi.

Para Benedito Dias, presidente da Comissão, a necessidade de reforçar a adequação dos programas de residência em Medicina Veterinária às exigências do Ministério da Educação (MEC), especialmente em relação ao cumprimento da carga horária destinada à Saúde Pública, foi um dos principais pontos trabalhados na reunião.

Para reforçar essa iniciativa, o grupo pretende fornecer orientações mais específicas aos coordenadores de curso dos programas de residência no Brasil sobre a efetivação dessa prática.

“É importante haver profissionais capacitados para trabalhar na área da Saúde Pública tendo em vista que cerca de 2/3 dos agentes que causam doenças no homem são de origem animal. E quem vai desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde humana é o médico veterinário”, explica Dias. 

O Sistema CFMV/CRMVs estará atuando não só junto ao MEC, mas sobretudo em nível municipal, com apoio da Comissão de Saúde Pública Veterinária. É o que afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. “Vamos atuar para abertura de vagas a médicos veterinários e implementação de políticas públicas nos municípios, daí a importância da residência em Medicina Veterinária”, diz Arruda.

Acreditação

A fase final da regulamentação do processo de acreditação dos Programas de Residência e de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária também foi objeto de discussão do grupo.

O objetivo é assegurar a qualidade de serviço dos Programas de Residência, orientar e detalhar os padrões de referência para criação e manutenção dos Programas. A candidatura dos Programas de Residência e Aprimoramento ao processo de acreditação será voluntária e estará disponível em breve.

Segundo a CNRMV, devem ser respeitados os parâmetros mínimos de qualidade que constam na Resolução CFMV nº 1076, de dezembro de 2014, que trata das Diretrizes Nacionais para Acreditação dos Programas de Residência e de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária.

Saiba mais

Os programas de Residência e de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária são cursos de pós-graduação latu sensu destinados exclusivamente a médicos veterinários. Têm como objetivo aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício profissional na área, por meio de treinamento em serviço intensivo, sob supervisão contínua.