CNP em Curitiba: Câmara Nacional de Presidentes debate demandas do Sistema CFMV/CRMVs

15/10/2024 – Atualizado em 17/10/2024 – 11:46am

A 4ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema CFMV/CRMVs reúne até quinta-feira (17), na capital paranaense, presidentes de Conselhos Regionais de Medicina Veterinária de todo o país para discutir as principais demandas de cada estado. Com pelo menos 16 pautas em discussão, os temas abordados incluem desde os Planos de Saúde Animal e Responsabilidade Técnica até Processos Éticos. Após o encontro, essas questões serão avaliadas por um grupo de trabalho técnico-jurídico e submetidas à Diretoria Executiva e conselheiros do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, destacou a relevância das discussões e a importância de um encontro como esse para alinhar as ações e demandas do Sistema. “A CNP é um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre os Conselhos Regionais e o CFMV. Estamos aqui para ouvir, debater e construir soluções que atendam às necessidades dos profissionais e, ao mesmo tempo, assegurem a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, afirmou.

O primeiro dia do evento contou com a presença de representantes de entidades de classe e sindicatos do Paraná, como o presidente do Sindicato Estadual dos Médicos Veterinários (Sindivet-PR) e da Federação Nacional dos Médicos Veterinários (Fenamev), Cezar Amin Pasqualin, além do coordenador do Fórum das Entidades de Classe da Medicina Veterinária do Estado do Paraná, Masahiko Ohi, e do presidente da Academia Paranaense de Medicina Veterinária, Paulo Alfredo Miranda.

Orlando Pessuti, médico-veterinário e ex-governador do Paraná, também esteve presente e reforçou a importância da articulação do Sistema CFMV/CRMVs com entidades de classe e sindicatos. “Este encontro é uma oportunidade única de integrar todos os esforços da Medicina Veterinária brasileira. Precisamos estar unidos para enfrentar os desafios da profissão, sobretudo em um cenário em constante transformação”, ressaltou.

Além de reforçar o canal de diálogo entre as partes, o evento em Curitiba marca o fortalecimento do papel dos Conselhos Regionais na condução de questões essenciais para a profissão. “A troca de experiências e o debate aberto entre as regiões são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do Sistema como um todo”, completou Ana Elisa. A CNP acontece até 17 de outubro e, ao final, as decisões tomadas serão encaminhadas à Diretoria Executiva do CFMV para deliberação final.