CFMV visita UFPI para dar início à implantação do projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem na instituição

30/03/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizará, nos dias 31 de março e 1º de abril, uma visita à Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, para iniciar a implantação do projeto “Estratégias de Ensino-aprendizagem para Desenvolvimento de Competências Humanísticas” na instituição. O projeto foi idealizado pelo Conselho Federal com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas nos futuros médicos veterinários, conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Medicina Veterinária.

Em 2012, um livro sobre o projeto foi desenvolvido e, desde então, tem sido distribuído durante as visitas para ajudar a trabalhar os métodos de ensino. De acordo com a publicação, “o desenvolvimento das competências humanísticas é fundamental na formação do profissional de Medicina Veterinária. As competências humanísticas se diferenciam das técnicas, pois estas se relacionam com a área de conhecimento, as outras com a capacidade de trabalhar em equipes, de exercer a liderança, entre outras”.

O livro está disponível no portal para download.

Sobre a visita

A primeira apresentação na UFPI será feita na próxima terça-feira (31), a partir das 8h, quando o projeto será explicado à reitoria, ao núcleo de apoio pedagógico e ao coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade. Na quarta-feira (1/4), a palestra será voltada aos alunos da graduação.

Após a visita, os professores do curso aplicarão as metodologias ativas em suas aulas com o intuito de desenvolver as competências humanísticas nos alunos. O projeto tem duração de um ano, com avaliação a cada semestre.

Um dos responsáveis pela visita, o integrante da Área de Gestão Estratégica do CFMV, Rodrigo Souza, explica que o processo é acompanhado e finalizado pelo CFMV, que mantém contato com a instituição por meio de reuniões virtuais mensais.

O presidente do Conselho Federal, Benedito Fortes de Arruda, destaca a importância da iniciativa: “a profissão é responsável por áreas estratégicas na economia, saúde e sustentabilidade e a base de tudo está na formação profissional. É evidente a preocupação e ação do CFMV na educação das profissões por ele representadas”, afirmou.

Histórico do projeto

Desde a criação do Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, a ideia de promover melhorias na formação profissional da categoria tem sido pensada. Ao longo dos anos, o projeto foi discutido não só no Seminário, mas também em palestras, debates e mesas redondas sobre o tema.

Em 2013, a iniciativa foi colocada em prática pela primeira vez com a realização de visitas a IEs. Desde então, duas delas já implementaram a nova metodologia: a Universidade de Cuiabá (Unic), em Cuiabá (MT) e a Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), em Curitiba (PR). No final de 2014, durante o XXI Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, ambas apresentaram os primeiros resultados do projeto, com relatos dos pontos positivos e negativos observados.

Em 2015, foram incorporadas ao projeto o Centro Universitário Filadélfia (UniFil), em Londrina (PR); o Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, no estado de São Paulo; e a Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS). 

Mais informações sobre a visita deste mês podem ser obtidas com a coordenação do curso de Medicina Veterinária da UFPI.

Assessoria de Comunicação do CFMV