CFMV participa de consulta pública que visa regular programa de controle e erradicação da brucelose e tuberculose animal

05/10/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) apresentou, no dia 2 de outubro,  contribuições à Consulta Pública sobre o Projeto de Instrução Normativa que aprova o regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal.

O Projeto também aprova a classificação das Unidades da Federação de acordo com o grau de risco para as doenças e a definição de procedimentos de defesa sanitária animal a serem adotados de acordo com a classificação.

O CFMV ressaltou, em seu parecer, que o Programa não faz menção aos animais selvagens. Foi observada a lacuna existente nos programas de controle e erradicação de enfermidades em animais selvagens e a ausência de políticas voltadas às infecções desse grupo de animais.  

A definição de um limite de vacinadores sob responsabilidade técnica de um médico veterinário também é necessária, segundo o CFMV, para que haja o maior controle e verificação das vacinações em cada estabelecimento.

Além disso, o Conselho Federal sugere que seja incluída medida sanitária para melhorar o controle e a erradicação da brucelose, com a inclusão da orientação de que nas UFs classe A haja vacinação contra brucelose, com cobertura vacinal de animais acima de 90%. 

Assessoria de Comunicação do CFMV