CFMV participa de consulta pública do Ibama para auxiliar na construção do Plano Javali

03/11/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:46am

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) se manifestou, no dia 21 de outubro, sobre consulta pública do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa) em estado asselvajado. A consulta pública está sendo feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A proposta do Plano Javali foi avaliada positivamente pelas comissões nacionais de meio ambiente, animais selvagens e ética, bioética e bem-estar do CFMV, por contemplar todas as áreas envolvidas e abranger conteúdos considerados relevantes para o controle e manejo do animal.

Na proposta do Plano são descritos e discutidos métodos de prevenção e controle, incluindo necessidades de desenvolvimento de políticas fortes e vantagens e desvantagens dos diferentes métodos e sua aplicabilidade na realidade brasileira.

O CFMV concorda que o melhor caminho é a discussão em grupos de trabalho específicos e ressalta a importância de definir bem o papel e responsabilidade de todos os envolvidos para que se possa “alcançar os índices desejados, prevenir a entrada dos animais em áreas livres e monitorar as áreas já ocupadas, visando sempre a Saúde Única”.

Em relação aos impactos ambientais, o CFMV acredita que foram bem descritos no documento e que os impactos socioeconômicos definem as perdas no agronegócio em pequena e grande escala de produção.

Os aspectos de difusão de conhecimento também foram destacados por serem um importante nicho de pesquisa, segundo as comissões, que auxiliam o entendimento e luta pela biodiversidade e controle das populações invasoras.

Como sugestão, as comissões do CFMV sugerem a inserção do conceito de “Conservação Compassiva”, em vigor a partir de simpósio ocorrido em Oxford, na Inglaterra, em 2010.

Saiba mais

O objetivo do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento dos Javalis é mitigar os impactos negativos do javali sobre a biodiversidade nacional, por meio de ações de prevenção, controle e monitoramento do animal, conhecido por causar prejuízos em áreas agrícolas de diferentes regiões do país.  

Os javalis, além do risco às lavouras, são considerados nocivos a outras espécies de animais, ao meio ambiente, à agricultura e pecuária, além de apresentar perigo à saúde pública.

O CFMV tem participado de encontros para debater e contribuir com sugestões sobre o tema. Participou, em 31 agosto, do Seminário de Nivelamento de Informações e Conhecimentos sobre a Invasão de Javalis no Brasil. Também promoveu reunião em sua sede, no dia 15 do mesmo mês, com diferentes instituições envolvidas na elaboração do Plano Javali.

Assessoria de Comunicação do CFMV