CFMV participa de Conferência Internacional sobre espécies selvagens

11/04/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:45am

Por Lisiane Cardoso

O trabalho dos médicos veterinários e zootecnistas com animais selvagens vem sendo incentivado e divulgado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).  Um exemplo disso é a atuação da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS), uma das mais jovens do Conselho Federal.

Entre os dias 25 e 29 de março, o Conselho Federal de Medicina Veterinária acompanhou em Veneza o International Conference on Avian, Herpetological and Exotic Mammal Medicine – Icare 2017.

""

A médica veterinária Valéria Natasha Teixeira, integrante da CNAS/CFMV participou do encontro que reuniu mais de 600 pessoas para discutir assuntos relacionados a anfíbios, répteis, aves, pequenos mamíferos e animais de zoológico.

“As experiências foram representativas, principalmente o acesso ao conhecimento, tecnologia, diagnóstico de enfermidades animais, com ênfase nas zoonoses e, principalmente, reconhecer detalhes legais sobre as espécies exóticas e selvagens  e como a legislação vem sendo aplicada em todo mundo, particularmente na Europa e nos Estados Unidos”, afirma Valéria.

""

              Médica veterinária Valéria Natasha Teixeira, integrante da CNAS/CFMV. 

Os temas em destaque foram reprodução, nutrição, saúde, cirurgia, diagnóstico laboratorial e por imagem e doenças infecciosas.

 “O diagnóstico de zoonoses e o papel das espécies selvagens e animais de estimação não convencionais na cadeia epidemiológica foram abordados amplamente. A palestra magna de abertura foi o papel do médico veterinário e as mudanças climáticas, sendo uma visão direta e ativa da Medicina de Conservação em termos de Saúde Única”, conclui a médica veteirnária.

Assessoria de Comunicação do CFMV