CFMV participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o uso de animais em pesquisas

30/10/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:00am

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira(29) audiência pública que debateu o caso do Instituto Royal, de São Paulo, e o uso de animais em pesquisas científicas. O membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (CEBEA) do CFMV Marcelo Weinstein acompanhou os trabalhos. 

A iniciativa foi do deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP) e foram convidados para palestrarem o deputado Ricardo Izar (PSD-SP); o representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Pedro Binsfield; o professor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) Stélio Pacca Luna; a professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo(USP) Paula Papa; o coordenador da Organização Humane Society International (HSI), Helder Constantino; a presidente da União Internacional Protetora dos Animais, Vanice Orlandi; e o advogado do Instituto Royal, Alexandre Domingos Serafim. 

O plenário da reunião ficou lotado de ativistas, jornalistas e representantes de entidades de proteção aos animais. O ponto alto do debate foram as declarações de Domingos Serafim, que representou o Instituto Royal. O advogado foi vaiado por várias vezes. A sugestão da maioria dos presentes aos deputados foi a construção de um projeto de lei que proíba no Brasil testes em animais para produtos cosméticos. 

Assessoria de Comunicação Social do CFMV