CFMV participa da abertura da 3ª.Conferência Mundial sobre o Ensino da Medicina Veterinária

04/12/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:00am

Começou na manhã desta quarta-feira(04) a 3a. Conferência Mundial sobre o Ensino da Medicina Veterinária, em Foz do Iguaçu-PR. O evento é realizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em conjunto om o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). É a primeira vez que o encontro é sediado no Brasil e segue até o próximo dia 6, com mais de mil participantes representantes de 120 países.  
Na abertura, o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, ressaltou a importância do Médico Veterinário para atender a expectativa da sociedade, principalmente, para a garantia da saúde pública e segurança alimentar. “O mundo precisa de profissionais que defendam o desenvolvimento sustentável, sem ferir a ética e com realizações valorizadas, se acompanhadas de integridade”, disse.
Aproveitando as discussões sobre o ensino, Arruda também lançou o livro “Estratégias de Ensino-aprendizagem para Desenvolvimento das Competências Humanísticas”, fruto do esforço do Conselho em incentivar reflexões sobre a educação e oferecer sugestões de técnicas para o ensino. A publicação está disponível em português e inglês e em breve também poderá ser consultada no site do CFMV.
A abertura contou com a participação da Presidente da OIE, Karin Schwabenbauer, e  do Diretor-geral da OIE, Bernard Vallat. Ambos ressaltaram o interesse da organização para um padrão mínimo de ensino para a Medicina Veterinária no mundo, o que é um dos desafios da globalização. Também ratificaram a importância dos órgãos de classe para contribuir para essa discussão e operacionalizá-la.
Representando o governo brasileiro, houve a participação do Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade; o governador do Estado do Paraná, Beto Richa e o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pererira. Também compôs a mesa o Delegado da Organização Mundial de Saúde Animal, Guilherme Marques.

Assessoria de Comunicação CFMV