CFMV na Pet Vet: mais de 3 mil pessoas visitam estande e presidente reforça aproximação com profissionais
16/08/2024 – Atualizado em 16/08/2024 – 5:21pm
Mais de três mil pessoas visitaram o estande do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) durante os três dias da Pet Vet Expo, em São Paulo. O evento é um dos maiores do segmento e contou com um espaço da autarquia federal para tirar dúvidas dos visitantes, além de promover interatividade e troca de experiências. No último dia da feira, a Diretoria Executiva da autarquia participou de encontros que debateram projetos focados na valorização profissional.
As reuniões ocorreram com representantes das associações Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV) e Nacional de Médicos Veterinários (ANMV). A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, destacou que os futuros projetos vão reforçar a aproximação do Conselho com os profissionais. “É importante para a valorização da profissão a união das entidades. Então, as associações, os sindicatos, as sociedades, se aproximam para que a gente possa cada um desenvolver as atividades que são pertinentes à sua razão de existência. Muita coisa que o Conselho não pode fazer por prerrogativas legais, as associações podem e isso soma as ações e fortalece as nossas profissões”, disse.
A vice-presidente da ABHV, Tatiana Machado Calamita, ressaltou que a entidade de classe tem no radar o desenvolvimento de projetos que contam com o apoio do CFMV. “Capacitar e valorizar essa profissão maravilhosa que muitas vezes é esquecida. Então, nenhuma das partes consegue fazer nada sozinho. Quanto mais a gente se juntar, melhor porque consegue ter o resultado lá na ponta. A gente começa a desenhar projetos que tenham a participação do Conselho e que olhe também para as outras áreas”, detalhou.
A diretora da ANMV, Leticia Bello, que coordena um projeto de conexão entre empresários e novos profissionais da Medicina Veterinária, também exaltou a aproximação com o CFMV e projetou trabalhos em conjunto. “A gente identificou uma demanda tanto dos empresários, da Medicina Veterinária, com falta de estudantes, de pessoas capacitadas e engajadas para trabalhar. E também notamos que os estudantes estavam perdidos querendo trabalhar e não estavam conseguindo emprego. Então, a gente montou um “Tinder da Veterinária”, para poder unir as pessoas que estão em busca dessas oportunidades. O nosso projeto é realmente conectar essas pessoas e o CFMV consegue impulsionar mostrando possibilidades de caminhos dentro da profissão”, indicou.
ESTANDE – O fluxo de visitantes ao estande do CFMV em três dias de Pet Vet foi estimulado por serviços aos profissionais, interatividade e rodas de conversa. Mais de 140 atendimentos foram realizados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP) com informações sobre inscrição profissional, emissão de cédulas física e digital, registros de clínicas e consultórios, assessoria técnica e denúncias.
O espaço do CFMV foi elogiado pelo estudante de Medicina Veterinária Gabriel Sampaio. “É muito importante a gente ter esse contato para a gente saber como funciona, como são as regras também”. Recém-formada, a médica-veterinária Giovana Ferraz aproveitou para resolver pendências com documentos. “Tirei dúvidas sobre meu cadastro porque o meu CRMV ainda não saiu. Descobri que preciso reenviar uma nova foto, então poupou quase um mês, seria o tempo de análise. E agora eu posso enviar a foto certa para ter o mais rápido possível. Facilitou muito a vida, né?”, pontuou.
A presidente Ana Elisa Almeida comemorou os resultados do estande. “Muito bom porque nos aproximamos dos colegas e fomos muito visitados aqui. É importantíssima essa ação de nós estarmos sempre presentes nessas feiras para nos aproximarmos cada vez mais, não só dos colegas profissionais, médicos-veterinários ou zootecnistas, mas também dos estudantes e da população em geral. Ver as filas aqui foi bem bacana também porque mostrou o interesse das pessoas na busca pelo Conselho”.
O secretário geral do CFMV, José Maria dos Santos Filho, lembrou que a Pet Vet é uma vitrine importante para divulgação do trabalho do Conselho. “Traz conhecimento e todos conhecem o que o Sistema CFMV/CRMVs faz. A Pet Vet é uma vitrine para o Conselho porque temos a oportunidade de mostrar como é o nosso trabalho e como ele repercute no dia a dia do cidadão”, evidenciou. “Fantástica essa experiência! Interagimos com profissionais, membros de associações e empresas da Medicina Veterinária, além de acolhermos colegas em nosso estande. Foram dias muito produtivos”, acrescentou o tesoureiro do CFMV, Marcos Oliveira Neves.
No último dia do evento, uma ação com o ceramista Sergio Onodera chamou a atenção dos visitantes. A atividade teve foco na saúde mental. “As pessoas quando mexem com barro, a primeira coisa que acontece é você descarregar sua energia, a tensão, e a tua cabeça ela limpa, né? Então, é uma maneira de você desestressar. Na hora a sua cabeça muda. É uma ação bem terapêutica, explicou o artista. A médica-veterinária Cristina Arcoverde concordou: “É bem interessante! A gente realmente vai se desconectando dos pensamentos, concentra no movimento da argila e quando vê o resultado dá uma felicidade…”.