CFMV na Mídia: integrante da CNSPV fala na Rádio Nacional sobre Saúde Única

22/11/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

Na semana em que se comemorou o Dia da Saúde Única, celebrado em 3 de novembro, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) foi convidado pela Rádio Nacional a compartilhar com o público alguns dos aspectos que evidenciam a importância médico veterinário para a sociedade.

Representando o CFMV, o integrante da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) Fred Monteiro falou sobre o tema em uma entrevista ao vivo no programa Tarde Nacional. “O conceito de Saúde Única vem justamente neste sentido: verificar que homens e animais convivem num mesmo ambiente. E nessas interações a gente verifica que tem um elo entre elas, que é indissociável”, explicou Monteiro na entrevista.

O médico veterinário falou sobre como a Saúde Única pode ser observada na transmissão de doenças como o Zika e a Febre Amarela, e sobre como as mudanças do mundo globalizado tornam esse equilíbrio ainda mais frágil.

“Vivemos num mundo globalizado, onde as fronteiras deixaram de ser barreiras sanitárias. Nos preocupamos muitas vezes com aves que vêm do hemisfério norte transmitindo doenças como a gripe aviária, mas em menos de 6 horas atravessamos o Atlântico de avião. O mundo está globalizado, e é necessário que nós estejamos atentos a essas mudanças ambientais e de comportamento da sociedade”, ressaltou o integrante da CNSPV.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra

 

Leia mais:

Dia Mundial da Saúde Única: mundo globalizado evidencia importância do médico veterinário

 

Assessoria de Comunicação do CFMV