CFMV integra Comitê Técnico de Uma Só Saúde do Governo Federal
29/04/2024 – Atualizado em 29/04/2024 – 5:00pm
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) assume um importante papel para o avanço da saúde única no Brasil e passa a integrar o Comitê Técnico Interinstitucional de Uma Só Saúde do Governo Federal, instituído pelo Decreto 12.007, publicado na última sexta-feira (26), no Diário Oficial da União.
O Comitê tem o objetivo de elaborar e apoiar a aplicação do Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde. O plano contempla ações e responsabilidades de cada instituição que compõe o Comitê Técnico, de acordo com as suas competências, para a prevenção e o controle de ameaças à saúde, por meio de uma abordagem integrada e cooperativa que reconhece a conexão entre a saúde humana, a saúde animal, a saúde ambiental e vegetal.
O Decreto lista ainda cinco competências relativas ao grupo, entre elas: a elaboração, revisão e apoio à implementação do Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde, e a articulação com estados e municípios para orientar medidas para a implementação do plano.
O texto também determina que cabe ao comitê assessorar tecnicamente o Governo Brasileiro em agendas domésticas e internacionais sobre o tema, além de apoiar o desenvolvimento de estudos e pesquisas neste campo.
O Comitê será composto por representantes de diversos órgãos e entidades, incluindo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Médicos-veterinários e zootecnistas desempenham um importante papel para a saúde do planeta, prevenindo, controlando ou erradicando doenças, promovendo a saúde e o bem-estar dos animais, garantindo a qualidade dos alimentos de origem animal para a população e na preservação e manutenção do meio ambiente.