CFMV habilita ABFel para concessão de título de especialista em Medicina Felina

27/10/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

Por Roberta Machado

A Academia Brasileira de Clínicos de Felinos (ABFel) entrou para a lista de entidades habilitadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a conceder o título de especialista a médicos veterinários. Com a publicação da Resolução CFMV nº 1175, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27/10), a entidade pode certificar profissionais capacitados mediante aprovação por meio de um processo seletivo.

A presidente da ABFel, Myrian Teixeira, revela que em 2007, quando foi criada a entidade, o grupo já tinha a intenção de conceder a titulação de especialista em Medicina Felina. A academia pleiteou a habilitação junto ao CFMV no início deste ano, após concluir o trabalho de elaboração do documento, de acordo com as exigências do Conselho.

“A habilitação para a concessão do título de especialista é de suma importância para a ABFel, que preza por seriedade e por uma Medicina Felina de qualidade no país”, avalia Teixeira. De acordo com a presidente da ABFel, a entidade espera realizar o primeiro processo seletivo para a concessão do título de especialista em Medicina Felina em 2018.

O mercado de felinos no Brasil está em franca expansão frente ao aumento da população de gatos no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de gatos no país já ultrapassa os 22 milhões, ocupando quase 18% dos lares brasileiros. A média estimada pelo IBGE é de 2 gatos por cada domicílio que inclui felinos entre membros da família.

“As características da espécie, como higiene, independência, silêncio e afeição são perfeitamente congruentes com o convívio humano, tornando os gatos um pet ideal quando pensamos na vida moderna permeada de restrição de tempo e no fenômeno de verticalização que ocorre nos grandes centros”, avalia Myrian Teixeira.

Mas a médica veterinária ressalta que, embora o atendimento a felinos tenha uma demanda crescente e represente uma opção promissora de carreira, esta continua sendo uma área de atuação voltada para os profissionais que têm afinidade pela espécie. “Os tutores são bastante exigentes e o paciente requer manejo e ambiente aquedados, além de uma atualização constante do profissional”, aconselha.

 

Sobre o título de especialista

Além da ABfel, a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) também recebeu do CFMV a autorização para certificar profissionais especialistas, completando uma lista de 12 entidades habilitadas pelo Conselho a conceder o título. Clique aqui e confira a relação completa.

É vedado o registro de título de especialista a médicos veterinários ou zootecnistas por entidade não credenciada pelo CFMV. Os requisitos para a habilitação dos grupos que representam cada área de atuação são descritos na Resolução CFMV nº 935, de 10 de dezembro de 2009, que descreve também o processo de registro do título de especialista para os profissionais aprovados pelas sociedades, associações e também pelos colégios cadastrados.

Para submissão à prova de conhecimentos específicos com o fim da obtenção do título, são considerados como pré-requisitos instrumentos como certificado de cursos de especialização, certificado de conclusão de Programa de Residência, e títulos de doutor em área específica.  É permitido aos profissionais a obtenção de até dois títulos de especialista no Conselho Regional em que possuir inscrição principal.

           

Assessoria de Comunicação do CFMV