CFMV explica como são a emissão e entrega das novas cédulas profissionais

06/12/2023 – Atualizado em 12/12/2023 – 10:51am

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) já iniciou a entrega das novas Cédulas de Identificação Profissional (CIP) no formato físico. A primeira remessa, com 2 mil unidades, foi enviada aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs), em outubro. Até o final do ano, a previsão é entregar aos regionais um total de 15 mil novas cédulas.

Ressalta-se que a entrega do documento aos médicos-veterinários e zootecnistas que se recadastraram ou que fizeram novas inscrições está sendo definida pelo CRMV em que o profissional está inscrito. Por isso, é importante entrar em contato com o regional para verificar o cronograma de recebimento.

A partir de dezembro, o sistema de Recadastramento Profissional terá uma nova atualização. O médico-veterinário e zootecnista que se recadastrarem poderão acompanhar o status do andamento do processo. Outra novidade é que, quem se inscrever ou se recadastrar a partir de agora – não havendo intercorrências, como erro na foto ou na assinatura –, deverá receber a cédula física em cerca de 45 dias, prazo que inclui validação, confecção e envio ao CRMV.

A nova carteira física está mais moderna, em cartão policarbonato, e com dispositivos de segurança, como um QR Code com as informações do profissional. Já a Cédula Digital de Identidade Profissional (e-CIP) está disponível no aplicativo CFMV e fica acessível pouco tempo depois da documentação do profissional ser validada. As novas cédulas continuam sendo aceitas como documento oficial, conforme a Lei nº 5.517/1968, tendo fé pública, e os novos formatos não alteram isso.

Atenção ao recadastramento!

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin/CFMV), Marcos Paranhos, relatou que alguns processos de recadastramento apresentaram falhas, principalmente relacionadas ao envio da fotografia. Esse tem sido o principal motivo de atraso na confecção da nova cédula profissional.

Vale ressaltar que a CIP é um documento oficial, assim como o RG, o passaporte e a CNH. Desta forma, a fotografia deve ser no formato 3×4, colorida, em fundo branco, alta qualidade de resolução e boa iluminação. E jamais em estilo selfie; de perfil; com uso de filtros ou gestos, como sorriso ou biquinho; não são permitidos acessórios, como lenço, boné ou chapéu (exceto por razões religiosas, mas as suas características faciais devem estar claramente à mostra); ou paisagens de fundo.

A assinatura também merece atenção. Deve ser legível, escrita com tinta preta em papel branco, fotografada e inserida como arquivo de imagem. No Manual de Recadastramento para Pessoa Física, há mais orientações.

Para esclarecer as principais dúvidas a respeito do recadastramento e das novas cédulas profissionais, acesse o Perguntas e Respostas preparado pelo CFMV.

 

Assessoria de Comunicação do CFMV