CFMV está representado na Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde

15/07/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) assumiu uma posição de titularidade na Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS) do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O CFMV foi escolhido pelo Fórum dos Trabalhadores para ocupar a Coordenação Adjunta da Comissão por meio da médica veterinária Oriana Bezerra Lima, conselheira nacional de Saúde.

A CIVS é composta por 34 membros e faz parte do novo quadro de comissões do CNS, definidas em maio pela Resolução nº 513. O trabalho da Coordenação Adjunta foi iniciado em junho, quando o grupo deu início à elaboração da minuta do regimento da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que será discutida e homologada pelo Pleno do CNS. O evento está programado para 2017.

A comissão terá como responsabilidade assessorar o Pleno do CNS no debate sobre os agravos à saúde provocados por fatores como a contaminação dos alimentos e do ambiente causada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, o aumento da infestação vetorial nas cidades, a introdução de arbovírus e o tratamento inadequado dos resíduos sólidos. Também é papel da CIVS apoiar políticas voltadas às ações relacionadas à vigilância ambiental, epidemiológica e sanitária.

“A Comissão terá que pautar ações que impactem nos indicadores relacionados ao saneamento básico entre os entes federados, objetivando a redução do índice de infestação vetorial e consequentemente a transmissão das arboviroses no Brasil “, explica Oriana Lima.

Saiba mais

A médica veterinária representa o CFMV no CNS desde 2012, e em dezembro do ano passado tomou posse como membro titular no segmento dos trabalhadores da saúde, após eleição no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Saúde (Fentas).

Assessoria de Comunicação do CFMV