CFMV envia ofício às IES ressaltando a importância da Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária

06/07/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:45am

Por Flávia Lôbo

O Brasil abriga um terço dos cursos de Medicina Veterinária existentes no mundo. Essa grande quantidade de cursos se tornou alvo de preocupação internacional. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em visita ao país, se familiarizou com a realidade do ensino da Medicina Veterinária e, visando melhorar a qualidade da educação no Brasil, sugeriu ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estabelecer um mecanismo de Acreditação de Cursos.

Em junho, durante o XXIII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, o CFMV apresentou aos participantes a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária. Ela representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino de Medicina Veterinária de uma determinada instituição, para realizar as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos.

Para sensibilizar as Instituições de Ensino Superior sobre a importância da Acreditação como indutora da melhoria da qualidade do ensino da Medicina Veterinária e informar sobre a iniciativa do Conselho Federal de Medicina Veterinária, foi enviado pelo CFMV, ofício aos coordenadores de curso.

O processo é voluntário e sigiloso. Ele permitirá à instituição ter acesso a um diagnóstico e a propostas de estratégias para correção de percursos educativos e de gestão, permitindo o aperfeiçoamento de pontos considerados necessários.

O processo também servirá como referência para gestores educacionais, docentes, sociedade em geral e, especialmente, estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada.

Saiba mais

A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária surgiu da necessidade de melhorar os padrões de qualidade da educação com ênfase em cenários de aprendizagem, visando a formação de profissionais mais capacitados para atender às demandas sociais.

Por meio de avaliações in loco, representantes do CFMV se certificam de que os cursos seguem padrões adequados de ensino. Os critérios a serem empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norte-americanos e europeus.

Após avaliação realizada pela Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV e relatório aprovado pela Plenária do Conselho Federal, a instituição que comprovar padrões de qualidade do ensino poderá receber duas categorias de selos:

• “Acreditado”, com validade de 3 anos, o curso que obtiver conceito máximo, em pelo menos 80% dos indicadores.

• “Acreditado com Excelência”, com validade de 5 anos, o curso que obtiver conceito máximo, em pelo menos 90% dos indicadores.

O curso de Medicina Veterinária será avaliado a partir de três dimensões: organização didático-pedagógica, população universitária e infraestrutura.

Edital e todas as informações de como participar em: acreditacao.cfmv.gov.br

Assessoria de Comunicação do CFMV