"CFMV Entrevista" Especial Dia da Mulher – Médica Veterinária Sthenia Amora
13/03/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:49am
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publica uma série de entrevistas com representantes de suas comissões nacionais. A homenagem mostra que, seja qual for a área de atuação, na produção animal, defesa e vigilância sanitária, laboratórios de pesquisas, hospitais, clínicas, ambulatórios, indústria animal, nutrição, e sobretudo na defesa incansável da Saúde Única, a mulher tem e terá destaque especial.
“A sociedade brasileira tem inúmeras guardiãs voltadas para saúde animal, humana e da natureza. Parabéns a todas guerreiras que, com trabalho, honra, ética e dignidade, elevam o nome da Medicina Veterinária e contribuem para uma sociedade mais justa, solidaria e participativa”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.
A entrevistada de hoje é a médica veterinária Sthenia Santos Albano Amora, presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do CFMV. A CNSPV/CFMV também conta com o trabalho da médica veterinária Adriana Vieira.
Sthenia Amora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Atualmente, é professora na Ufersa e ministra o curso de Tecnologia dos Produtos de Origem Animal para os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. Trabalha desde 2002 com vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores.
Leia mais
Ascom/CFMV – Como e quando surgiu seu interesse pela profissão?
Sthenia Amora – Sempre me identifiquei pela área da saúde, com interesse particular na saúde de pequenos animais.
Ascom/CFMV – Como você vê o crescimento das mulheres na profissão nos últimos anos?
Sthenia Amora – A profissão, ao longo dos anos, tem se preocupado mais com questões relativas à ética e bem-estar, que ultrapassam os limites da sanidade animal apenas com reflexo na saúde do homem e alcançam o real significado da interação e interligação que existe entre o homem, os animais e o meio ambiente.
Ascom/CFMV – O que o “olhar feminino” pode trazer de contribuição para a Medicina Veterinária?
Sthenia Amora – As características mais peculiares da mulher, como o ser detalhista, protetor, organizado e mais sensível têm sido cada vez mais requeridas em nossa profissão. São qualidades femininas que dão uma visão do todo muito mais ampla e humana e sem detrimento das competências técnicas.
Ascom/CFMV – Em sua visão, ainda há desafios a serem superados para a mulher médica veterinária?
Sthenia Amora – Acredito que ainda possa haver algum preconceito na área de grandes animais, com a visão do “sexo frágil” interferindo no crescimento da mulher nessa área.
Assessoria de Comunicação do CFMV