"CFMV Entrevista" Especial Dia da Mulher– Médica Veterinária Agar Costa Alexandrino de Pérez

10/03/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publica uma série de entrevistas com representantes de suas comissões nacionais. A homenagem mostra que, seja qual for a área de atuação, na produção animal, defesa e vigilância sanitária, laboratórios de pesquisas, hospitais, clínicas, ambulatórios, indústria animal, nutrição, e sobretudo na defesa incansável da Saúde Única, a mulher tem e terá destaque especial.

“A sociedade brasileira tem inúmeras guardiãs voltadas para saúde animal, humana e da natureza. Parabéns a todas guerreiras que, com trabalho, honra, ética e dignidade, elevam o nome da Medicina Veterinária e contribuem para uma sociedade mais justa, solidaria e participativa”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

A entrevistada de hoje é a médica veterinária Agar Costa Alexandrino de Pérez, integrante da Comissão Nacional de Especialidades Emergentes do CFMV. Agar Pérez é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Atualmente, é presidente da Comissão de Aquicultura e Pesca do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP). Além da CNEE, também integra o Grupo de Trabalho em Aquicultura do CFMV.  Presta assessoria em Patologia e Sanidade de Animais e Higiene e Inspeção de Pescado.

Leia mais

Ascom/CFMV – Como e quando surgiu seu interesse pela profissão?

Agar Pérez – O interesse aconteceu à medida em que conhecia as disciplinas do curso, associado ao entusiasmo dos professores à época, que ministravam as disciplinas profissionalizantes.

Ascom/CFMV – Como você vê o crescimento das mulheres na profissão nos últimos anos?

Agar Pérez – Acho muito interessante as mulheres ocuparem todos os espaços e a Medicina Veterinária oferece esta oportunidade de trabalho. O “pulo do gato” é mostrar competência e habilidade na área que se escolhe.

Ascom/CFMV – O que o “olhar feminino” pode trazer de contribuição para a Medicina Veterinária?

Agar Pérez – Eu acredito que o “olhar feminino” e o atual estilo de vida afetam não só a qualidade de vida das mulheres como também das futuras gerações, devido à liderança feminina que vem crescendo neste século 21.

É importante uma reflexão sobre a importância estratégica das mulheres em encontrar um estilo próprio de liderar. É necessário que mulheres e homens repensem sua relação com o feminino para construírem um futuro saudável e próspero para nossa profissão, que é infinitamente linda.

Ascom/CFMV – Em sua visão, ainda há desafios a serem superados para a mulher médica veterinária?

Agar Pérez – Muitos desafios devem ainda ser superados no século XXI para a consolidação e a ascensão das mulheres no mercado de trabalho.

As mulheres devem inspirar e se engajar na melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e dos animais utilizando os conhecimentos da Medicina Veterinária.

 

Assessoria de Comunicação do CFMV