CFMV discute com a ONG The Donkey Sanctuary situação dos jumentos no Brasil
17/10/2023 – Atualizado em 17/10/2023 – 1:16pm
O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, e a chefe de Gabinete, Erivânia Camelo, reuniram-se com representantes da organização não governamental The Donkey Sanctuary. O encontro ocorreu na segunda-feira (16), na sede do CFMV, em Brasília (DF).
O objetivo foi discutir a situação dos jumentos no Brasil, cujos abates estão implicando risco de extinção da espécie, no país.
A organização também levou ao conselho uma solicitação de apoio aos projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados sobre a matéria, visando à conservação desses animais.
De acordo com o IBGE, houve uma queda de 38% da população desses animais, entre 2011 e 2017.
Em 2021, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou que, em média, 6 mil jumentos eram abatidos por mês no Brasil. Segundo a pasta, o principal motivo para os abates do animal é a produção de eijao, uma espécie de gelatina fabricada com o couro do jumento, a qual é utilizada na medicina tradicional chinesa.
Outros pontos abordados foram o bem-estar e a sanidade dos jumentos quando estão em trânsito para o abate.
“Como conselho federal, estamos atentos a todas as questões que impactam, direta e indiretamente, a Medicina Veterinária e a Zootecnia, sobretudo a proteção da sociedade, para a adoção de ações em conjunto com os demais órgãos”, assinalou o presidente do CFMV.
A edição n° 94 da Revista CFMV publicou o relatório técnico do I Workshop Jumentos do Brasil, Futuro Sustentável, realizado em maio de 2023, na Bahia.
O estudo apresenta de curto, médio e longo prazo propostas para os desafios e as soluções para o impacto socioeconômico, ecológico, de biossegurança e para a conservação dos jumentos nacionais.
Participaram da reunião, pela The Donkey Sanctuary, o diretor da NK Consultores, Napoleão Salles; Patrícia Tatemoto, coordenadora de campanha da ONG para as Américas; Yuri Fernandes Lima, consultor jurídico; e Pietro Rubin, relações governamentais na NK Consultores.
Assessoria de Comunicação do CFMV